MAIS LIDAS
VER TODOS

INVESTIGAÇÃO

Indígenas Guajajara são mortos no Maranhão; madeireiros são suspeitos

A Polícia Civil do Maranhão investiga o caso, e as duas mortes estão sendo inicialmente tratadas como homicídios dolosos, quando há intenção de matar

Da Redação

·
Janildo Oliveira Guajajara e Jael Carlos Miranda Guajajara assassinados no sábado (03)
Icone Camera Foto por Arquivo Pessoal
Janildo Oliveira Guajajara e Jael Carlos Miranda Guajajara assassinados no sábado (03)
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.09.2022, 15:40:52 Editado em 05.09.2022, 15:40:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dois indígenas da etnia Guajajara, grupo conhecido pela atuação contra o desmatamento ilegal, foram mortos na madrugada do último sábado (03), no Maranhão. Investigações da Polícia Civil apontam para uma possível ligação dos crimes com conflitos envolvendo madeireiros.

continua após publicidade

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) informou que uma das vítimas, Janildo Oliveira Guajajara, foi assassinado com tiros nas costas, no município de Amarante do Maranhão. Conhecido como Antigo Guardião da Floresta, o homem fazia parte de um grupo de indígenas de várias etnias que atua para identificar e vigiar trilhas abertas por madeireiros ilegais e flagrar a ação de criminosos.

A outra morte aconteceu na cidade de Arame, onde Jael Carlos Miranda Guajajara, de 34 anos, morreu após ser atropelado. O corpo da vítima foi encontrado por moradores.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Casal de brasileiros é encontrado morto nos EUA

A Polícia Civil do Maranhão investiga o caso, e as duas mortes estão sendo inicialmente tratadas como homicídios dolosos, quando há intenção de matar. Porém, de acordo com informações do Metrópoles, as investigações estão em andamento, e as testemunhas ainda serão ouvidas.

Após a apuração preliminar, o caso será encaminhado para a Polícia Federal, por se tratarem de mortes de guajajaras nas proximidades de uma terra indígena.

continua após publicidade

Segundo informações do Cimi, os representantes da etnia vivem na Terra Indígena Arariboia do Maranhão e patrulham suas terras para expulsar invasores. Na mira dos criminosos, eles são alvos de ataques constantes na região.


Fonte: Informações do Metrópoles.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Indígenas Guajajara são mortos no Maranhão; madeireiros são suspeitos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!