MAIS LIDAS
VER TODOS

Astronomia

Índia pousa espaçonave no lado oculto da lua e realiza feito histórico

Apesar de ser a primeira nação a realizar pouso na região, Índia se uniu a outros quatro países que já pousaram uma espaçonave no satélite

Da Redação

·
Cientistas possuem a expectativa que região do satélite pode ter grande quantidade de água
Icone Camera Foto por Reprodução/freepik
Cientistas possuem a expectativa que região do satélite pode ter grande quantidade de água
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.08.2023, 11:24:54 Editado em 23.08.2023, 11:45:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Índia fez história nesta quarta-feira (23), ao se tornar o primeiro país a pousar uma espaçonave nos arredores do polo sul da Lua, região conhecida também como o lado oculto do satélite. A sonda foi lançada no dia 14 de julho e alunissou por volta das 9h33 desta quarta.

continua após publicidade

LEIA MAIS - "Eu quero pedir perdão": diz Chris Flores aos prantos em programa

A missão Chandrayaan-3 é terceira tentativa dos indianos de pousar a nave no local em questão, após a Chandrayaan-2 que foi lançada em 2019, ter espatifado no solo lunar.

continua após publicidade

Apesar de ser o primeiro país a pausar no lado oculto da lua, a Índia se une agora a outros três pais que já conseguiram fazer com que uma espaçonave atinja o solo lunar. Antes, Rússia (Antiga União Soviética), Estados Unidos e China já haviam conseguido tal feito.

O objetivo dos indianos é explorar a região sul da Lua por conta da expectativa que os cientistas possuem em encontrar água na região. Muitas crateras que estão nesta região do satélite ficam por longos períodos em sombra permanente e por isso existe a suspeita de que haja água congelada nos locais.

O lado oculto da lua é a região lunar que fica oposta ao planeta Terra. Como a lua está travada gravitacionalmente com o planeta, da Terra é possível ver apenas o mesmo lado da Lua todos os dias. O outro lado do satélite fica sempre de costas para a Terra. É nessa região que a sonda indiana pousou nesta quarta-feira.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Índia pousa espaçonave no lado oculto da lua e realiza feito histórico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!