Cotidiano

Idoso de 87 anos se forma com neta em mesma universidade

Após 70 anos tentando se graduar, Rene Neira concluiu seu curso e se formou junto com neta

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Idoso de 87 anos se forma com neta em mesma universidade

Após décadas de trabalho duro e muitas tentativas, Rene Neira, de 87 anos, finalmente conquistou seu tão batalhado diploma universitário, completando a faculdade junto de sua neta.

continua após publicidade

Na década de 50, Neira se matriculou no ensino superior pela primeira vez, porém largou os estudos quando conheceu sua futura esposa, com quem logo começou uma família. Ele tentou voltar à sala por diversas vezes após seus filhos já estarem crescidos, incluindo novas matrículas nas décadas de 80, 90 e início dos anos 2000. Contudo, sempre acontecia algo, e o homem não conseguia prosseguir seu sonho acadêmico.

Em 2016, aos 82 anos, Neira entrou para a faculdade Palo Alto, em San Antonio, exatamente no mesmo ano em que sua neta, Melanie Salazar, começava seu ano de caloura por lá. Juntos, terminaram seus estudos e receberam seus certificados. Porém, não era o suficiente.

continua após publicidade

Dois anos mais tarde, avô e neta seguiram seus sonhos universitários, sendo aceitos e se matriculando juntos na Universidade do Texas em San Antonio. Ela, estudante de comunicações, enquanto ele, estudante de economia.

 

Idoso de 87 anos se forma com neta em mesma universidade fonte: Reprodução


continua após publicidade

Nunca tivemos aulas juntos, mas havia momentos em que nos encontrávamos para almoçar no refeitório, ou às vezes íamos estudar juntos na biblioteca”, disse Salazar.

A neta ainda contou que, apesar de lá dentro ele ser apenas seu avô, Neira era considerado quase que uma entidade no campus, sendo amado e respeitado por todos.

Pelo que foi compartilhado comigo, ele sempre tinha algo a dizer. Seus colegas de classe se sentiam motivados e inspirados com sua presença”, disse Salazar. “E muitas vezes um professor falava sobre o passado e dizia: ‘Ei, Rene, você viveu aquele período, conte-nos mais sobre o que você lembra durante esse tempo.

continua após publicidade

Mesmo não obtendo créditos suficientes para se graduar, a superação de Neira falou mais alto para os diretores, que concederam o diploma de maneira honrosa ao senhor. Emocionados, avô e neta atravessaram o tapete e subiram ao palco, recebendo juntos os seus certificados.

Foi lindo, emocionante ver o encerramento deste tão importante capítulo na vida dele. Algo que batalhou e sonhou desde os anos 50, agora finalmente conquistado pelo meu avô”, completou Salazar.

Informações do Daily Mail e Questiona Brasil