MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

IBGE apresenta plataforma interativa para apoiar municípios no combate à pandemia

O IBGE lançou nesta segunda-feira, 21, o Painel Covid-19 Síntese por Município, uma plataforma virtual com mapas interativos que permite analisar simultaneamente 24 indicadores. A intenção do instituto é oferecer recursos para gestores do País planejarem

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.09.2020, 12:09:00 Editado em 21.09.2020, 12:15:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O IBGE lançou nesta segunda-feira, 21, o Painel Covid-19 Síntese por Município, uma plataforma virtual com mapas interativos que permite analisar simultaneamente 24 indicadores. A intenção do instituto é oferecer recursos para gestores do País planejarem ações de apoio contra a pandemia do coronavírus em todos os 5.570 municípios do País.

continua após publicidade

"Os dados já estavam disponíveis nos sites do IBGE, mas reunir todos era trabalhoso. O usuário tinha que buscar dado por dado, em cada interface. Aqui a gente facilita e traz tudo já filtrado para o município de interesse", explicou Aline Lopes Coelho, gerente de Geoinformações do instituto.

Na plataforma, as informação foram divididas em três categorias - população vulnerável, capacidade de resposta do sistema de saúde e acompanhamento da pandemia - e 24 indicadores. O painel reúne informações de pesquisas do IBGE e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, e da Fiocruz.

continua após publicidade

"Foi fundamental a parceria com a Fiocruz, para estender o olhar e entender esses dados todos", afirmou João Bosco Azevedo, diretor de Geociências do IBGE. Segundo o IBGE, dados da Fiocruz são repassados diariamente, mantendo o painel sempre atualizado.

No novo painel, é possível analisar a situação atual de cada um dos municípios brasileiros, incluindo a área de atendimento à saúde no qual está inserido. Prefeitos e gestores de diversos órgãos podem, por exemplo, analisar a densidade de moradores considerados de grupo de risco - inclusive com acesso a números absolutos - e criar políticas públicas a partir daí. "É muito importante que os gestores de cada localidade consigam entender as características de onde está, não só do seu município, mas também de seus vizinhos", ressaltou Aline.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "IBGE apresenta plataforma interativa para apoiar municípios no combate à pandemia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!