MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Ibaneis decreta reabertura de parques e igrejas no Distrito Federal

Com 8.722 casos confirmados de covid-19, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decretou neste sábado (30) a reabertura de igrejas e parques na região. A medida entra em vigor no dia 3 de junho e é condicionada a regras sanitárias e de dis

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.05.2020, 17:45:00 Editado em 30.05.2020, 17:52:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com 8.722 casos confirmados de covid-19, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decretou neste sábado (30) a reabertura de igrejas e parques na região. A medida entra em vigor no dia 3 de junho e é condicionada a regras sanitárias e de distanciamento social. O DF registrou dez novas mortes pela doença entre quinta e sexta-feira, com um total de 154 óbitos desde o início da pandemia.

continua após publicidade

Ibaneis disse que a reabertura é baseada em estudos técnicos. "Elas não colocam em risco a população do Distrito Federal", afirmou o governador a jornalistas. Ele disse ainda que, em comparação aos outros Estados, o DF está abaixo do que era previsto desde o início da pandemia. "Temos uma capacidade hospitalar muito acima do que é necessário para fazer uma reabertura", disse o governador.

Segundo o decreto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal deste sábado, fica autorizada a realização de cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião, observadas normas específicas.

continua após publicidade

Os eventos poderão ser realizados em locais com capacidade para mais de 200 pessoas, desde que sejam disponibilizados na entrada produtos para higienização de mãos e calçados. Os locais devem respeitar o afastamento mínimo de um metro e meio de uma pessoa para outra, com demarcação específica nas cadeiras dos locais para acomodação dos fiéis.

Além disso, as cadeiras devem ser intercaladas, uma vazia, uma ocupada. Idosos e crianças menores de 12 anos ficam proibidas de participar. O uso da máscara é obrigatório e a temperatura dos fiéis terá de ser medida na entrada. O decreto permite ainda a realização dos eventos religiosos nos estacionamentos, com os fiéis dentro dos carros.

O decreto determina também a reabertura de 18 parques, entre eles o maior de Brasília, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Nesses locais não será permitido comércio e os equipamentos de ginástica, bebedouros e banheiros ficam interditados.

continua após publicidade

"No que diz respeito aos parques é somente para as pessoas voltarem a fazer exercício", disse Ibaneis. "Temos vários parques que podem acomodar essas pessoas que estão na rua, de maneira segura, com fiscalização, com estacionamento. Acho que é a melhor maneira fazer isso de forma controlada", afirmou.

Ao longo desta semana, o governo do Distrito Federal já havia flexibilizado as medidas de restrição do funcionamento do comércio local e editou um decreto liberando a retomada de novos serviços na capital federal, incluindo a abertura de shoppings centers.

Os estabelecimentos reabriram na quarta-feira, 27, em horário reduzido, das 13h às 21h, seguindo regras de proteção aos empregados e clientes durante a pandemia do novo coronavírus.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Ibaneis decreta reabertura de parques e igrejas no Distrito Federal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!