MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Ibama emite licença prévia para reconstrução de trecho da BR-319, no Amazonas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu nesta quinta-feira, 28, a licença prévia para a reconstrução do trecho do meio da BR-319, no Amazonas. O governo federal tenta há cerca de 15 anos chegar a esse resu

Amanda Pupo (via Agência Estado)

·
Escrito por Amanda Pupo (via Agência Estado)
Publicado em 28.07.2022, 17:39:00 Editado em 28.07.2022, 17:43:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu nesta quinta-feira, 28, a licença prévia para a reconstrução do trecho do meio da BR-319, no Amazonas. O governo federal tenta há cerca de 15 anos chegar a esse resultado. Sem a licença prévia, o poder público só podia fazer a manutenção do trecho, que virou praticamente terra. Agora, será possível seguir com projetos e obras de reconstrução. A retomada da estrada historicamente divide opiniões, e levanta preocupação de especialistas ambientais.

continua após publicidade

Considerada crucial para a integração do Norte com o restante do País, a estrada de 870 quilômetros liga os Estados do Amazonas e Rondônia e teve sua construção finalizada na década de 70. Ao longo dos anos, no entanto, a pavimentação se tornou crítica, o que fez com que planos de retomada das obras fizessem parte de praticamente todos os governos desde a redemocratização. Atualmente, apenas dois trechos estão pavimentados: os primeiros 198 quilômetros e os 164 quilômetros finais.

Em anúncio no Twitter sobre a licença prévia emitida pelo Ibama nesta quinta, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, classificou o dia como "histórico". "Resultado da coragem e do trabalho técnico da nossa área ambiental e do DNIT. Alinhando engenharia e respeito ao meio ambiente, vamos tirar a sociedade do Amazonas do isolamento", disse o ministro. O governo não podia contratar as obras antes de conseguir a licença prévia.

continua após publicidade

Além do trecho do Meio, já há trabalhos para obras de pavimentação e reconstrução de 52 quilômetros no lote C da BR-319, entre o km 198 e o km 250. Nesse caso, o edital foi lançado em 2020.

Como mostrou o Estadão/Broadcast, desde ao menos 2009, o Ibama aguardava complementos de um Estudo de Impacto Ambiental (Eia-Rima) para autorizar o licenciamento da área central da BR-319. Então, em 2019, o governo retomou o tema e elaborou um novo estudo de impacto ambiental, quase do zero, para liberar as obras.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Ibama emite licença prévia para reconstrução de trecho da BR-319, no Amazonas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!