MAIS LIDAS
VER TODOS

Covid-19

Hospital de Curitiba terá projeto-piloto para testar trabalhadores contra a Covid-19

O Hospital Oswaldo Cruz, em Curitiba, vai abrigar um projeto-piloto de testagem de profissionais da área da saúde e da segurança pública contra a Covid-19. Também serão envolvidos servidores das estruturas da saúde que trabalham com vigilância, limpeza ou

Da Redação

·
Hospital de Curitiba terá projeto-piloto para testar trabalhadores contra a Covid-19
Icone Camera Foto por Jose Fernando Ogura/AEN
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.05.2020, 16:25:46 Editado em 01.05.2020, 16:25:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Hospital Oswaldo Cruz, em Curitiba, vai abrigar um projeto-piloto de testagem de profissionais da área da saúde e da segurança pública contra a Covid-19. Também serão envolvidos servidores das estruturas da saúde que trabalham com vigilância, limpeza ou na área administrativa.

continua após publicidade

O método utilizado será o RT-PCR. Esse exame identifica a presença do vírus no organismo do paciente e é feito a partir da coleta de material genético com swabs (cotonetes flexíveis) nas vias respiratórias. A expectativa é começar o processo na primeira quinzena de maio.

Os testes serão aplicados por profissionais do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT) e os exames serão processados na Unidade de Apoio para Diagnóstico da Covid-19, parceria do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), Fiocruz e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

continua após publicidade

O governador Carlos Massa Ratinho Junior disse que o objetivo é ampliar ainda mais a testagem no Paraná e auxiliar os profissionais que estão na linha de frente do combate contra o novo coronavírus. “O Estado dará atenção especial para os trabalhadores, eles precisam dessa segurança para continuar desempenhando essa função tão vital nesse momento”, afirmou.

CONTROLE - O programa desenhando pela Secretaria de Estado da Saúde permitirá testes em profissionais com quadro gripal ou algum tipo de sintoma da doença. Esse mapeamento ajudará a diagnosticar casos leves e a ampliar o controle sobre a circulação viral. Os exames também indicarão a necessidade de eventuais reposições desses trabalhadores se houver afastamento para cumprir quarentena.

“Com esse projeto estamos ampliando a atenção para os profissionais da rede pública e da rede privada, além daqueles que trabalham com segurança pública e precisam estar nas ruas”, disse o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

continua após publicidade

De acordo com ele, inicialmente a testagem vai englobar os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, servidores que atendem um universo de mais de 3 milhões de paranaenses. “Traremos mais tranquilidade a eles para fazer o enfrentamento contra essa pandemia”.

Geci Labres Souza Júnior, diretor-superintendente do CHT, explicou que o projeto-piloto deve ser replicado em todo o Estado em breve. “Vamos acertar os fluxos, o cadastramento e a logística em Curitiba, aproveitando o amplo espaço do Hospital Oswaldo Cruz, e depois começar esse modelo nas demais regionais. É um passo importante para diagnóstico muito mais preciso em todo o Estado, além de ajudar a proteger os nossos profissionais”, complementou.

COMO VAI FUNCIONAR – O Governo do Estado está desenvolvendo uma plataforma online para que as instituições de saúde (públicas e privadas) e as forças de segurança possam se cadastrar. Nesse espaço, as próprias instituições vão informar os profissionais que se enquadram em casos que podem ser indicados como o novo coronavírus.

continua após publicidade

Uma vez cadastrados, esses profissionais receberão uma data para comparecer no Hospital Oswaldo Cruz. Na unidade, será montada uma tenda para atender exclusivamente os pacientes com horário marcado.

O processamento será realizado na Unidade de Apoio para Diagnóstico da Covid-19, localizada no Parque Tecnológico do Tecpar, no câmpus CIC, em Curitiba. A estrutura recém-inaugurada será referência no diagnóstico molecular para a Região Sul.

O método RT-PCR é chamado de padrão-ouro para detectar a circulação viral. A orientação do Ministério da Saúde é para que ele seja realizado nos primeiros dias de sintomas. Seu índice de acerto é considerado alto, de cerca de 90%. O tempo mínimo de análise é de 12 horas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Hospital de Curitiba terá projeto-piloto para testar trabalhadores contra a Covid-19"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!