MAIS LIDAS
VER TODOS

Crime

Homens são presos em SC após encontro neonazista

O grupo é suspeito de integrar uma célula neonazista interestadual com ligação internacional

Da Redação

·
As prisões ocorreram na última segunda-feira (14)
Icone Camera Foto por Divulgação/Polícia Civil
As prisões ocorreram na última segunda-feira (14)
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.11.2022, 14:54:56 Editado em 16.11.2022, 14:54:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Civil realizou a prisão de oito homens na última segunda-feira (14), após eles serem flagrados em um encontro de neonazistas em um sítio, localizado no município de São Pedro de Alcântara, em Santa Catarina.

continua após publicidade

Uma audiência de custódia aconteceu na tarde de terça-feira (15) e, no julgamento, as prisões em flagrantes foram convertidas em preventivas, de acordo com o delegado que está à frente do caso, Arthur Lopes.

O grupo é suspeito de integrar uma célula neonazista interestadual com ligação internacional. Os oito homens estavam reunidos para participar de um encontro anual, quando foram localizados pela Polícia Civil.

continua após publicidade

Leia também: Professor de escola pública é investigado por defender nazismo na web

Entre os presos, há o integrante de um grupo skinhead internacional, conhecido por ser intolerante e de extrema direita. Os nomes dos homens não foram informados. Todos eles ficarão presos em Santa Catarina.

Investigação

As apurações das autoridades apontam que os criminosos escolheram São Pedro de Alcântara por ser a primeira colônia alemã em Santa Catarina, instalada em 1829. Em depoimento, segundo o delegado, alguns confirmaram a informação, mas outros negaram.

continua após publicidade

Os presos, quem têm entre 22 a 48 anos, foram levados em flagrante pela prática dos crimes de associação criminosa e racismo. Quatro são do Rio Grande do Sul, um de Santa Catarina, um do Paraná, um de Minas Gerais e um de Portugal. O português mora no Brasil há vários anos.

Ainda segundo a investigação da Polícia Civil, dois dos envolvidos já se envolveram em crimes de homicídio decorrentes de intolerância.

Um deles estava usando tornozeleira eletrônica por ter sido condenado por uma tentativa de homicídio decorrente de um ataque skinhead contra judeus no Rio Grande do Sul.

continua após publicidade

Já o outro foi denunciado por duplo homicídio decorrente de uma disputa entre lideranças de células neonazistas. O caso ainda não foi julgado.

No local em que ocorria o encontro neonazista, os agentes de segurança encontraram revistas, panfletos e outros objetos com símbolos de grupos supremacistas.

continua após publicidade

Um dos conduzidos ainda foi autuado por porte ilegal de arma de fogo por ter sido flagrado com balas.

No cumprimento de um mandado de busca e apreensão no sítio onde foram encontrados os homens, a polícia localizou equipamentos eletrônicos e outros objetos que passarão por perícia.

Outro mandado de busca e apreensão foi cumprido em Florianópolis, na casa de um suspeito de integrar o grupo.

Com informações do G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Homens são presos em SC após encontro neonazista"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!