MAIS LIDAS
VER TODOS

CORONAVÍRUS

Homem sem histórico de viagem é o 4º caso de Ômicron em SP

Esse é o sétimo caso confirmado de Ômicron no Brasil, sendo o quarto em São Paulo.

Da Redação

·
Imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Dado Ruvic/Reuters/Agência Brasil
Imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.12.2021, 18:39:55 Editado em 11.12.2021, 19:08:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um homem de 67 anos de idade, sem histórico recente de viajens para o exterior, teve confirmada infecção pela variante Ômicron do coronavírus no estado de São Paulo. A informação foi confirmada neste sábado (11) pela Secretaria Estadual de Saúde.

continua após publicidade

Segundo a secretaria, ainda não é possível confirmar se a situação configura transmissão local da nova linhagem do coronavírus. O paciente tem esquema vacinal completo contra a covid-19, inclusive com dose de reforço, e apresentou apenas sintomas leves.

"O paciente teve diagnóstico positivo para covid-19 no dia 7 de dezembro, após realizar um teste de PCR, e sua amostra foi submetida a sequenciamento genético, tendo a Ômicron como resultado. Ele está realizando isolamento domiciliar", acrescentou a secretaria em nota.

continua após publicidade

Após a confirmação da nova variante, pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo procuradas para determinar se o caso representaria transmissão local da Ômicron. "Ainda não é possível confirmar se a situação configura transmissão local, justamente porque está em curso esse mapeamento de contatos", disse a secretaria.

Esse é o sétimo caso confirmado de Ômicron no Brasil, sendo o quarto em São Paulo. Os demais foram identificados no Distrito Federal (2) e no Rio Grande do Sul (1). Todos esses casos foram confirmados em passageiros que chegaram ao país já infectados com a nova variante, que foi descoberta no sul da África.

A Ômicron tem gerado temores de que a grande quantidade de mutações na proteína spike do coronavírus, usada pelo vírus para infectar as células, possa significar que a variante escape da imunidade induzida por vacinas.

continua após publicidade

Alguns fabricantes de imunizantes, no entanto, afirmam que, embora seja possível que as vacinas existentes sejam menos eficazes contra a Ômicron, é provável que protejam os infectados pela nova variante contra quadros graves da covid-19.

Fonte: Agência Brasil

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Homem sem histórico de viagem é o 4º caso de Ômicron em SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!