MAIS LIDAS
VER TODOS

Polêmica

Homem é baleado à queima-roupa por PMs em abordagem; suspeito morreu

A tentativa de abordagem dos militares foi filmada por uma criança, e as imagens circulam as redes sociais; a PM se manifestou sobre o caso

Da Redação

·
O caso será investigado, segundo a PMSC
Icone Camera Foto por Reprodução/Redes Sociais
O caso será investigado, segundo a PMSC
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.02.2024, 12:57:52 Editado em 23.02.2024, 12:58:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um homem, que até o momento não foi identificado, foi morto a tiros durante uma abordagem da Polícia Militar na última quarta-feira (20), em Criciúma, Santa Catarina. Circula um vídeo nas redes sociais que mostra o momento em que o indivíduo foi baleado à queima-roupa pelos militares. (Assista abaixo)

continua após publicidade

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) se manifestou a respeito do caso e informou que tudo começou quando a corporação recebeu uma denúncia que tratava de um homem que portava uma faca e ameaçava a esposa.

Ainda conforme a corporação, uma equipe se deslocou à residência onde o caso estaria ocorrendo. No local, a polícia tentou realizar uma abordagem ao homem que portava a arma branca, mas ele não acatou às ordens da guarnição.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Suspeito de assalto morre em confronto com a PM às margens da BR-369

Por conta disso, os agentes de segurança dispararam munições não letais de elastômero, conhecidas popularmente como balas de borracha. No entanto, ainda de acordo com a PMSC, o homem ainda não teria atendido à ordem, o que fez os militares usarem arma de fogo para atirar contra ele.

Devido aos ferimentos, o indivíduo morreu no local.

continua após publicidade

Criança filma abordagem

A tentativa de abordagem dos militares foi filmada por uma criança. Através das imagens que circulam pela internet, é possível ver agentes armados mandando o homem se render. "Abre a porta, mão na cabeça”, fala um dos policiais.

O homem ergue as mãos, uma delas com a faca, e tenta argumentar. Não é possível entender o que ele fala. Os PMs falam para ele deixar a faca.

“Larga, larga, larga”, fala um dos policiais, que em seguida atira.

continua após publicidade

O homem, ainda com as mãos para cima, se encolhe. A criança que grava sai correndo e, em seguida, mais disparos são ouvidos.

A criança começa a chorar e se ouvem gritos. “A culpa não foi minha”, diz uma mulher. É possível ouvir outro homem falar: “Massacre é de boa?”.

continua após publicidade

Por fim, a criança se aproxima e filma o homem, já caído no chão.

O que diz a PM?

O tenente-coronel Mário Luiz Silva, comandante da PM na região de Criciúma, conversou com a imprensa sobre o caso. Segundo ele, os militares efetuaram trê tiros com arma não letal, que reprimiram o homem, mas que não o pararam.

Ainda conforme o comandante, o homem investiu contra a guarnição. “O uso da força letal foi tão somente para defender, agindo em legítima defesa própria do policial. Repito, o oponente partiu para cima do policial com uma faca na mão e é evidente que uma faca é uma arma que é uma arma que pode causar a letalidade. Nesse sentido, o policial efetua disparos de arma de fogo. Primeiro disparo na perna e os subsequentes atingem a região do tronco”, disse o tenente-coronel ao ND Mais.

continua após publicidade

Segundo ele, a conduta dos policiais deve ser investigada, como é de praxe em casos de letalidade policial.

“Sempre que há uma ocorrência policial em que há um resultado morte, sempre que há um confronto, nós instauramos um inquérito policial militar para apurar os fatos, para apurar efetivamente o que aconteceu, para trazer a verdade real dos fatos, inquérito esse conduzido pela corregedoria, e posteriormente encaminhado para o Ministério Público e para o Poder Judiciário”, explicou.

Veja o vídeo:

tnonline

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Homem é baleado à queima-roupa por PMs em abordagem; suspeito morreu"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!