Mais lidas
Ver todos

    Cotidiano

    Hemorio tem 28% de doadores de sangue com anticorpos para covid-19

    Imagem ilustrativa
    Foto por Fernando Frazão/Agência Brasil
    Escrito por Da Redação
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), vinculado à Secretaria estadual de Saúde, liberou  resultados  de uma pesquisa inédita que aponta crescimento na presença de anticorpos entre a população do estado. Os dados - analisados em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)  - indicam que 28% dos doadores de sangue que estiveram no instituto nas duas últimas semanas já desenvolveram anticorpos contra a covid-19. A taxa era de apenas 4% nas primeiras semanas de abril.

    O estudo, que já contou com 7.286 pessoas, continua sendo realizado e tem como finalidade acompanhar o índice de pessoas infectadas e com anticorpos no estado. O diretor do Hemorio, Luiz Amorim,considera os dados importantes para um mapeamento da evolução da doença e afirma que os testes seguirão até o fim da pandemia.

    Segundo ele, “os doadores de sangue podem ser considerados uma população sentinela, que possibilita acompanhar a curva da doença. Surpreendentemente, um número considerável de doadores já tem anticorpos contra o novo coronavírus, o que pode refletir a realidade da população em geral”, afirmou.

    A expectativa é que, até o fim de julho, mais 3 mil pessoas participem da pesquisa. Os doadores, escolhidos aleatoriamente, vão ao Hemorio, o instituto responsável por abastecer com sangue as principais emergências, de mais de 200 hospitais, maternidades e unidades de saúde do estado.

    Doação

    O posto de coleta central, na sede do Hemorio,  fica na Rua Frei Caneca, 8, no centro da cidade, e funciona todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. O doador  tem de ter entre 18 e 69 anos e estar saudável.

    Fonte: Agência Brasil 

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Homem é preso após arremessar drogas na cadeia de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Hemorio tem 28% de doadores de sangue com anticorpos para covid-19"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.