MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE e beleza

Harmonização facial: como funciona e quais os riscos do procedimento

Entre as técnicas mais comuns estão a aplicação de ácido hialurônico e botox para alinhar e corrigir ângulos do rosto

Da Redação

·
Harmonização facial: como funciona e quais os riscos do procedimento
Icone Camera Foto por Imagem de Silvia por Pixabay
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.02.2024, 16:05:32 Editado em 26.02.2024, 16:05:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Faz tempo que a harmonização facial virou a queridinha para rejuvenescer e realçar a beleza do rosto. A técnica está em alta, inclusive entre famosos, que se submetem ao procedimento estético que promete alinhar e corrigir os ângulos da face. Para criar essa "harmonia" na aparência, especialistas costumam fazer preenchimentos na região da boca, das bochechas e da mandíbula. Antes, o especialista faz uma análise das proporções faciais, tanto verticais quanto horizontais, indicando as áreas que estão em desarmonia e que, a partir do procedimento, irão deixar o rosto mais equilibrado e mais proporcional.

continua após publicidade

O procedimento é feito por meio da aplicação de produtos no rosto do paciente. Entre as técnicas mais comuns estão a aplicação de ácido hialurônico e botox. Para fazer o procedimento, é necessário procurar um profissional especialista na área, como um dermatologista. Normalmente, o paciente irá passar por uma consulta, e o especialista irá definir o tratamento mais viável para atender o desejo do cliente.

- LEIA MAIS: Doença de Parkinson: sintomas aparecem anos antes do diagnóstico

continua após publicidade

Riscos da harmonização facial com PMMA

Recentemente, uma influenciadora digital de 35 anos relatou em suas redes sociais que perdeu o lábio após realizar uma aplicação do produto químico PMMA (Polimetilmetacrilato) em um procedimento estético. Ela passou por diversas cirurgias e teve que remover o lábio superior e o buço para tirar a substância do corpo.

O cirurgião plástico Dr. Regis Milani, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, esclarece que esse tipo de procedimento com essa substância não é recomendado. Segundo ele, é proibido pelo código de ética médica e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). No entanto, há muitos profissionais que realizam.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica alerta que a harmonização facial deve ser realizada por profissional habilitado e especialista em cirurgia plástica ou dermatologia. Para o presidente da SBCP-SP, dr. José Octavio Gonçalves de Freitas, todas as cirurgias plásticas estéticas ou reparadoras e também os procedimentos estéticos devem ser realizados por profissional habilitado e especialista, em local adequado, incluindo todos os protocolos de segurança para médico, paciente e equipe de enfermagem.

continua após publicidade

Há também casos de pessoas não habilitadas que oferecem aos pacientes rápidas e duvidosas promessas de melhora da estética facial (nos lábios, nariz, queixo e mandíbula) com produtos não aprovados pela ANVISA e/ou, que não são recomendados pela SBCP para a região da face. ‟É preciso muita atenção na escolha do profissional, recomendamos verificar no site cirurgiaplastica.org.br, se o nome escolhido consta como médico credenciado”, ressalta o presidente José Octavio G de Freitas.

Toxina botulínica vs Ácido hialurônico: qual é melhor

O preenchimento com ácido hialurônico repõe o volume perdido em determinadas áreas do rosto e melhora o contorno da face, diminuindo a flacidez. A molécula do ácido hialurônico é altamente higroscópica, ou seja, é um ótimo tratamento para hidratar os tecidos e a pele. Além disso, o ácido tem proteção ultravioleta, estimula o colágeno e é reversível. Então, se você fez o procedimento e não gostou do resultado, pode desfazer.

Esse é um material muito seguro para realizar esse tratamento, porque ele já está presente no organismo, e é usado principalmente para tratar de questões de beleza, como: amenizar o aparecimento de sulcos faciais; melhorar o contorno da face; aumentar o volume labial. 

continua após publicidade

Já a toxina botulínica age na paralisação do músculo, ou seja, evita o movimento e impede a contração muscular responsável por formar as rugas dinâmicas, que são aquelas que acontecem por causa das expressões faciais, como sorrir, contrair a testa e até comer.

De uma forma mais técnica, é uma neurotoxina que é aplicada no músculo com o objetivo de reduzir a contração muscular e a formação de um número menor de rugas. Entre os sinais faciais que podem ser tratados, podemos destacar: pés de galinha; rugas na glabela (aquele espaço entre as sobrancelhas) e a testa; expressões dos lábios. Ou seja, essas duas substâncias são indicadas para problemas diferentes.

continua após publicidade

Harmonização facial dói?

Mesmo levando em consideração que algumas pessoas são mais sensíveis que outras, o único incomodo relatado pela maioria dos adeptos é durante a injeção. Os profissionais, entretanto, usam anestésico, o que pode tornar o procedimento praticamente indolor. Geralmente, a recuperação é bem tranquila. Principalmente quando o paciente respeita bem as orientações pós-tratamento. Por não ser um procedimento tão invasivo, a recuperação é mais fácil com um leve inchaço que dura poucos dias.

Quais são os cuidados para fazer a harmonização facial?

Os especialistas elencam alguns cuidados que os pacientes precisam ter antes e depois do procedimento: é indicado que o paciente tenha uma alimentação mais leve; depois da aplicação, é necessário usar protetor solar; em alguns casos, medicações também são indicadas; o paciente também deve evitar fazer atividades físicas no dia do procedimento; dor forte e inchaço excessivo não são normais, no entanto, hematomas podem ficar na pele de cinco a seis dias.

continua após publicidade

Quanto tempo duram os efeitos da harmonização facial?

A toxina botulínica, por exemplo, dura entre 4 a 6 meses. Para homens, é considerado um tempo de até quatro meses, já que eles possuem a musculatura maior e mais forte que as mulheres (na maioria dos casos).

Já o preenchimento facial, em regiões como maçãs do rosto, mandíbula, lábios, olheiras e sulcos, é necessário repetir o procedimento depois de 12 meses para manter os seus efeitos.

continua após publicidade

Além disso, também é importante seguir direitinho as indicações e recomendações do profissional que fez o seu procedimento, assim, ele vai durar mais.

Claro, tudo isso vai depender do organismo de cada um. É exatamente por isso que temos um tempo médio de duração dos efeitos… e não podemos esquecer de sempre manter os cuidados com a nossa pele, mantê-la hidratada, usar filtro solar, beber bastante água e por aí vai, isso ajuda a manter toda a sua saúde e beleza em dia!

Contraindicações

O procedimento é contraindicado em caso de gravidez, lactação, doenças autoimunes, imunodepressão e alergia aos componentes da injeção.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dra Luciana Pepino

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Harmonização facial: como funciona e quais os riscos do procedimento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!