MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

GSI emite alertas contra hackers e vê brecha em 'perfis legítimos' de servidores

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) emitiu dois alertas após a sequência de ataques cibernéticos contra sites do governo federal que começou na semana passada e atingiu principalmente o portal do Ministério da Saúde e os registros de vacinação da

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.12.2021, 19:05:00 Editado em 14.12.2021, 19:12:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) emitiu dois alertas após a sequência de ataques cibernéticos contra sites do governo federal que começou na semana passada e atingiu principalmente o portal do Ministério da Saúde e os registros de vacinação da população.

continua após publicidade

Segundo o órgão, o grupo hacker deve ter usado uma brecha para acessar o sistema com login e senha de um funcionário do governo. "Alguns casos de intrusão têm ocorrido com o uso de perfis legítimos de administrador, o que dispensa, ao atacante, ações para escalar privilégios", afirma o órgão da Presidência.

O diagnóstico do GSI é de que o "acesso remoto de colaboradores" contribuiu para a ampliação do ataque cibernético. O primeiro alerta pós-ataque foi publicado no sábado e atualizado na noite desta segunda-feira, 13.

continua após publicidade

De acordo com o GSI, foram "observadas diversas ações maliciosas em ambientes de Cloud, como intrusões, defacement (alteração da aparência e conteúdo de um site) e exclusão de dados, dentre outras".

Por meio do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR), o órgão recomendou no Alerta 08/2021 o bloqueio imediato de senhas de servidores e colaboradores que estejam afastados (férias, licenças, demissão, etc) e usuários com inatividade superior a três meses, fazer "imediatamente" uma campanha para implementação de senhas fortes e impedir o reuso de senhas.

Um trecho do alerta 09/2021, o segundo publicado ontem, revela o que a equipe de segurança cibernética do governo tem feito para apurar os ataques de hackers. O GSI sugeriu alguns procedimentos para a identificação de "ações e artefatos maliciosos", como buscar indícios de roubo de de dados, tentar identificar IPs suspeitos na rede e analisar os registros (logs) de acessos administrativos. Ao identificar a ação, afirma o GSI, deve-se observar "boas práticas para contenção de danos", como fazer configurações "a partir de uma máquina recém instalada e atualizada, para que se evite a utilização de uma máquina já infectada".

continua após publicidade

O Ministério da Saúde é o órgão do governo que mais sofreu com os ataques cibernéticos que começaram na madrugada de sexta-feira, 10. A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar o caso. Na ocasião, a invasão atingiu o sistema da Saúde que marca cirurgias e agenda transplantes, além do ConecteSUS que guarda os registros de imunização. Os dados sobre a vacinação ainda não voltaram ao ar.

Depois do primeiro ataque, o Ministério da Saúde foi alvo de hackers novamente. A princípio, a pasta negou o que havia ocorrido, mas o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou que o portal havia sofrido uma nova ação entre o domingo, 12, e a segunda.

"Houve esse outro ataque. Infelizmente somos vítimas dessas figuras que têm, de maneira criminosa, invadido sistemas", declarou o ministro. "Tentado invadir. Eles não conseguem invadir, mas tumultuam, atrapalham", completou.

continua após publicidade

A invasão dos hackers adiou uma medida que seria implementada pelo governo federal para evitar a disseminação da variante Ômicron, do novo coronavírus: a exigência de quarentena de 5 dias para quem chegasse ao Brasil em comprovante de vacinação. o governo havia decidido, na semana passada, exigir uma quarentena de cinco dias a quem chegasse ao Brasil sem vacinação. A medida entraria em vigor no sábado, mas foi adiada após o ataque hacker ao sistema do Ministério da Saúde. A pasta decidiu padronizar as regras e não aplicá-las só a estrangeiros por uma questão de "isonomia".

A portaria começaria a valer no próximo sábado, 18, mas ficou em suspenso após o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, decidir pela exigência do passaporte da vacina para viajantes que cheguem ao País. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que está em pré-campanha para reeleição em 2022, é contrário à exigência de um passaporte sanitário, medida também contestada por sua base. Ainda assim, o Ministério da Casa Civil afirmou que elaboraria uma portaria "adequada" à decisão do STF. As normas ainda não foram estabelecidas pelo governo, mas a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou ontem a cobrança do passaporte da vacina nos aeroportos do Brasil após decisão do ministro do Supremo.

continua após publicidade

Veja algumas recomendações do GSI para os Ministérios:

- bloquear imediatamente senhas de servidores e colaboradores que estejam afastados (férias, licenças, demissão, etc) e usuários com inatividade superior à 3 meses;

- exigir Multi-Fator de Autenticação para todos os administradores do sistema em nuvem;

continua após publicidade

- utilizar a política de privilégios mínimos a todos os usuários que ainda não utilizem MFA, independente de sua função;

- realizar imediatamente campanha para implementação de senhas fortes;

- impedir o reuso de senhas;

- controlar configurações de acesso a metadados em ambiente de nuvem;

- reavaliar a política de backup, estabelecendo segregação (air gap) e procedimentos de restauração; e

- emitir documento formal ao fornecedor do serviço em nuvem solicitando a mudança de sua senha mestra e implementação de camadas adicionais de segurança que mitiguem o risco de uso desta senha de alto privilégio para ações maliciosas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "GSI emite alertas contra hackers e vê brecha em 'perfis legítimos' de servidores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!