Grupo realiza reflorestamento urbano em espaços públicos no Rio de Janeiro - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Cotidiano

Grupo realiza reflorestamento urbano em espaços públicos no Rio de Janeiro

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Nem mesmo a pandemia do novo coronavírus foi capaz de parar o trabalho do grupo de voluntários que promove o reflorestamento urbano na zona sul do Rio de Janeiro. Em 2019, 102 árvores foram plantadas, incluindo Pau-Brasil, Mutambo, Mirindiba, Aldrago, Cedro, Gonçalo-Alves, Clusia e Figueira. Cada espécie é plantada de acordo com o planejamento da cidade e sempre em espaços livres, respeitando o meio ambiente. "Esse ano, apesar da pandemia, já conseguimos plantar, até o momento, 65 tipos de árvores na zona sul", afirma o arquiteto e paisagista José Guimarãens.

O projeto não tem qualquer vínculo com o poder público, partido político ou instituição. O movimento, que existe há cinco anos, é formado por aproximadamente 50 pessoas, incluindo especialistas, paisagistas, arquitetos, biólogos, botânicos e voluntários experientes.

Também há cidadãos de inúmeras áreas que contribuem para o planejamento e execução das ações, que geralmente são realizadas uma vez por semana. As ações ocorrem por meio de doações e trabalhos voluntários. O projeto faz parcerias com condomínios e estabelecimentos para adoções, plantios e mutirões.

O grupo também incentiva a população a regar e a monitorar a saúde das árvores, plantadas ou não por eles. Além disso, realizam limpeza e manutenção de canteiros, enseadas e áreas onde o verde possa se recuperar.

A população pode ajudar indicando locais vazios, adotando uma muda com rega, fazendo manutenção e relatando problemas, participando de ações diretas que sempre precisam de mão de obra e logística ou através de doações de insumos, equipamentos ou dinheiro, sem obrigatoriedade ou valor predefinido.

Quem quiser, também pode ajudar seguindo e divulgando a página do projeto no Instagram, Facebook e através do site Vakinha Online (confira os endereços abaixo). Todo o valor arrecadado será destinado para compra de novas mudas.

Instagram:

www.instagram.com/reflorestamentourbanozonasulrj/

Facebook:

www.facebook.com/groups/1407634296201345/

Vaquinha Online:

www.vakinha.com.br/vaquinha/reflorestamento-urbano-pedro-maia-torres

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Grupo realiza reflorestamento urbano em espaços públicos no Rio de Janeiro"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.