MAIS LIDAS
VER TODOS

MENORES DE 18 ANOS

Governo manda TikTok remover conteúdos impróprios para menores

Nesta sexta-feira (24) foi publicada uma determinação que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem, caso contrário será multada diariamente

Da Redação

·
Segundo a Senacon, os conteúdos exibidos na rede social englobam “por exemplo — mas não somente —, uso de drogas, sexualização, jogos de azar e violência”
Icone Camera Foto por Pixabay
Segundo a Senacon, os conteúdos exibidos na rede social englobam “por exemplo — mas não somente —, uso de drogas, sexualização, jogos de azar e violência”
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.06.2022, 15:20:52 Editado em 24.06.2022, 15:20:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta sexta-feira (24), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil, determinou que o aplicativo TikTok possui 72 horas para suspender a exibição de conteúdos impróprios para menores de 18 anos no país.

continua após publicidade

A determinação foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pela diretora da Senacon, Laura Postal Tirelli. Conforme o despacho, o prazo de três dias começa a contar a partir do momento em que a ByteDance, responsável pela rede social, for oficialmente notificada. Em caso de descumprimento, será aplicado uma multa diária no valor de R$ 1 mil.

Segundo a Senacon, os conteúdos exibidos na rede social englobam “por exemplo — mas não somente —, uso de drogas, sexualização, jogos de azar e violência”.

continua após publicidade

“[A restrição deve valer] Até que o sistema de segurança da plataforma, que impede o cadastro de menores de 13 anos de idade e limita o acesso a todo o conteúdo por menores de 16 anos, seja aperfeiçoado, de modo que a idade dos usuários seja verificada de maneira eficaz pela representada”, diz trecho do despacho.

Além da restrição, o Governo Federal solicitou que a plataforma envie um ofício com “informações atualizadas do procedimento” aos seguintes órgãos: Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP); Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; e Agência Nacional de Proteção de Dados.

O que diz o TikTok

continua após publicidade

Em nota, o TikTok disse que não foi notificada oficialmente, mas que a rede social removerá conteúdos em desacordo com as diretrizes da plataforma e que menores de 13 anos não são permitidos no aplicativo. Leia a íntegra da nota do TikTok:

“A segurança da comunidade do TikTok é nossa maior prioridade e temos políticas, processos e tecnologias robustas para ajudar a proteger todos os usuários, principalmente os nossos membros mais jovens. Para garantir um ambiente seguro para todos, nossas Diretrizes da Comunidade deixam claro os conteúdos que não são permitidos em nossa plataforma, como por exemplo violência e conteúdos explícitos, que serão removidos assim que identificados. Fazemos parceria com especialistas e organizações de segurança para apoiar este trabalho e dialogamos com líderes do setor para promover medidas de segurança dos jovens no TikTok, entre elas definir contas com menos de 16 anos como privadas por padrão e permitir que os pais vinculem suas contas às de seus filhos por meio da Sincronização Familiar.”


Fonte: Informações do Metrópoles.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Governo manda TikTok remover conteúdos impróprios para menores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!