MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Governo lança programa para formar agentes de saúde em dia dominado por vacina

Em um dia tomado pelo debate relacionado à vacina contra a covid-19, o governo federal lançou nesta terça-feira, 8, um programa de formação e capacitação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias no País. O projeto é uma iniciativa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.12.2020, 19:22:00 Editado em 08.12.2020, 19:29:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em um dia tomado pelo debate relacionado à vacina contra a covid-19, o governo federal lançou nesta terça-feira, 8, um programa de formação e capacitação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias no País. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde e foi apresentado em evento no Palácio do Planalto.

continua após publicidade

No evento, o ministro Eduardo Pazuello destacou o programa e evitou falar sobre as negociações do ministério para a aquisição de um imunizante. O assunto foi abordado por ele em declaração à imprensa após a cerimônia. De acordo com o governo, serão investidos mais de R$ 300 milhões no novo programa, além de R$ 4,8 bilhões para o pagamento dos salários dos agentes.

"(O programa) visa realmente ter precocidade na descoberta de doenças, que podem ser tratadas rapidamente e evita que elas se agravem. Essa é grande lógica desse programa", declarou Pazuello. O ministro afirmou que o projeto tornará o sistema de saúde mais sustentável e diminuirá os custos de atendimento.

continua após publicidade

"O SUS é uma ferramenta espetacular, nos dá capilaridade, nos dá acesso em todo o País e chegamos agora às casas das pessoas. Esse programa permite levar o SUS às casas das famílias, isso é um grande diferencial", acrescentou.

A secretária da Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde, Mayra Pinheiro, informou na cerimônia que o programa deverá atingir 381 mil agentes, que serão capacitados durante 35 semanas. A iniciativa foi pensada em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e é certificada pela Universidade Estadual de Minas Gerais.

"O que se espera com esse curso é que em pouco tempo a gente tenha uma redução dramática dos indicadores negativos na atenção primária de saúde", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Governo lança programa para formar agentes de saúde em dia dominado por vacina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!