MAIS LIDAS
VER TODOS

Brasil

Governo intercepta toneladas de uvas-passas contaminadas em fronteiras

As uvas-passas, contaminadas com uma substância tóxica, seriam utilizadas em panetones; As cargas foram apreendidas em São Borja (RS) e em Foz (PR)

Da Redação

·
As uvas-passas teriam como destino o fracionamento para venda ao consumidor final e a fabricação de produtos natalinos
Icone Camera Foto por Mapa
As uvas-passas teriam como destino o fracionamento para venda ao consumidor final e a fabricação de produtos natalinos
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.12.2022, 15:10:13 Editado em 14.12.2022, 15:19:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As autoridades brasileiras interceptaram toneladas de uvas-passas contaminas, que seriam utilizadas em panetones. A informação, divulgada nessa terça-feira (13), diz que a interceptação foi feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e no total foram 49 toneladas de uvas-passas apreendidas.

continua após publicidade

Conforme a pasta, as cargas estavam contaminadas por Ocratoxina A, substância produzida por alguns tipos de fungos, que é tóxica e prejudicial à saúde. Foi constatada pela fiscalização que um dos lotes apresentava quatro vezes o limite máximo permitido para a substância. “Ao exceder o limite permitido de micotoxina o produto torna-se tóxico, sendo prejudicial à saúde”, explica o coordenador de Fiscalização da Qualidade Vegetal, Tiago Dokonal.

Leia também: Risco à saúde: Anvisa proíbe a venda de lotes de chocolates da Garoto

continua após publicidade

As fiscalizações ocorreram nos postos de São Borja, no Rio Grande do Sul, e Foz do Iguaçu, no Paraná. Depois os produtos seriam processados na região metropolitana de São Paulo.

Segundo o órgão, as uvas-passas teriam como destino o fracionamento para venda ao consumidor final e a fabricação de produtos natalinos.

O país de origem será notificado oficialmente pelo Mapa e as cargas serão devolvidas dentro de 30 dias. “O Ministério segue atento para assegurar produtos de qualidade na mesa do consumidor brasileiro, principalmente, nesta época de festas de fim de ano”, destaca Dokonal.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Governo intercepta toneladas de uvas-passas contaminadas em fronteiras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!