MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Governo divulga orientações para 'retomada segura' de atividades

No momento em que o Brasil alcança 1 milhão de casos do novo coronavírus, o Ministério da Saúde divulgou orientações para a "retomada segura das atividades e o convívio social seguro". Publicada nesta sexta, 19, no Diário Oficial da União, a portaria, no

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.06.2020, 07:15:00 Editado em 20.06.2020, 07:19:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No momento em que o Brasil alcança 1 milhão de casos do novo coronavírus, o Ministério da Saúde divulgou orientações para a "retomada segura das atividades e o convívio social seguro". Publicada nesta sexta, 19, no Diário Oficial da União, a portaria, no entanto, reconhece que cabe às autoridades locais avaliar o cenário epidemiológico para afrouxar ou não restrições contra a covid-19.

continua após publicidade

O texto traz recomendações gerais sobre distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização de ambientes e uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras. Também orienta a elaboração de "plano de ação para a retomada" por todos os setores.

"Retomar as atividades e o convívio social são também fatores de promoção da saúde mental das pessoas, uma vez que o confinamento, o medo do adoecimento e da perda de pessoas próximas, a incerteza sobre o futuro, o desemprego e a diminuição da renda são efeitos colaterais da pandemia pelo SARS-COV-2 e têm produzido adoecimento mental em todo o mundo", afirma o ministério.

continua após publicidade

A pasta sugere adotar, "sempre que possível", trabalho remoto e implementação de "atividades de forma virtual", especialmente para atendimento ao público. Outra recomendação é para triagem e monitoramento de pessoas que podem estar doentes. A pasta recomenda medir a temperatura antes da entrada em estabelecimentos. O ministério não trata sobre uso de testes para detecção do vírus ou de anticorpos.

Segundo o último balanço do ministério, divulgado ontem, há 1.032.913 casos acumulados da covid-19 no Brasil, sendo que mais de 450 mil pacientes seguem em observação. Há ainda 48.954 óbitos e mais de 3 mil mortes em análise.

Desde o começo da crise, o presidente Jair Bolsonaro se posiciona contra o distanciamento social, pede a reabertura do comércio e estimula o uso da cloroquina, medicamento sem eficácia comprovada. Por divergência com Bolsonaro sobre esses pontos, dois ministros da Saúde já deixaram o governo. A pasta está sob comando interino do general Eduardo Pazuello desde 15 de maio.

continua após publicidade

O ministério aponta como medidas básicas higienizar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel 70%. A pasta também sugere evitar aglomerações e manter distância mínima de 1 metro de outra pessoa. Além disso, afirma que pessoas com sintomas da covid-19, que são similares aos de uma gripe, fiquem em casa.

O Ministério da Saúde recomenda, na portaria, uso de máscaras em todos os ambientes, incluindo lugares públicos e de convívio social. Também afirma ser preciso "substituir as máscaras cirúrgicas, a cada quatro horas de uso, ou de tecido, a cada três horas de uso, ou quando estiverem sujas ou úmidas". Vários governos locais já tornaram obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos.

Transporte

continua após publicidade

O documento traz orientações sobre uso de transporte individual e coletivo. Em ambos os casos, o ministério recomenda higienizar o interior do veículo com frequência e manter as janelas abertas. No caso de transporte coletivo, a recomendação é manter distanciamento social e evitar formação de aglomerações e filas durante o embarque e desembarque de passageiros.

O ministério também recomenda desinfecção de veículos de transporte coletivo com uso de desinfetante, "em particular os assentos e demais superfícies de contato com os passageiros, nos veículos e nos pontos de embarque e desembarque de passageiros, com controle do registro da efetivação nos horários predefinidos".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Governo divulga orientações para 'retomada segura' de atividades"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!