MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Governo de SP vai remover Favela do Moinho e construir parque e estação de trem no local

O governo do Estado de São Paulo vai remover a Favela do Moinho, localizada na região entre Campos Elísios e Bom Retiro. A comunidade é a última favela do centro da capital paulista. No lugar será construído um parque público e uma estação de trem, aprov

Circe Bonatelli (via Agência Estado)

·
Escrito por Circe Bonatelli (via Agência Estado)
Publicado em 20.02.2025, 19:50:00 Editado em 20.02.2025, 19:59:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo do Estado de São Paulo vai remover a Favela do Moinho, localizada na região entre Campos Elísios e Bom Retiro. A comunidade é a última favela do centro da capital paulista.

continua após publicidade

No lugar será construído um parque público e uma estação de trem, aproveitando as linhas 7 (Rubi) e 8 (Diamante), que passam pelo local. Já os moradores serão encaminhados para prédios a serem construídos na mesma região ou passarão a receber auxílio-aluguel.

A promessa foi feita hoje pelo Secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos, a uma plateia de empresários da construção. "Vai acabar com a favela do Moinho, sim. É spoiler", declarou, ao participar de um seminário organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) sobre revitalização de empreendimentos na região central.

continua após publicidade

"A Favela do Moinho não pode continuar, não tem condições sanitárias nem condições de segurança, porque ela está entre trilhos de trem, com uma entrada só", argumentou.

O secretário disse que os únicos interessados em manter a favela são os membros do crime organizado. Afif apontou que traficantes tomaram conta do local, inclusive, comprando imóveis e regulando quem pode usufruir das propriedades.

O secretário acrescentou que o governo estadual está conversando com o Ministério Público uma série de desapropriações na região sem a contrapartida de pagamento ao antigo dono quando for evidenciado que o imóvel servia ao crime organizado. "O Estado deposita o valor na Justiça, que decide quem vai receber", disse.

continua após publicidade

O projeto do governo Tarcísio de Freitas prevê ainda a construção de moradias em um raio não muito distante da região para abrigar a população que será removida. Ele citou que os números oscilam entre em torno de 1600 a 1800 famílias no local. "Temos a oferta imobiliária suficiente e programada para isto".

Outra opção para os atuais moradores será receber um aluguel social que será concedido por meio de um parceria entre o governo estadual e a prefeitura, segundo o secretário. Na apresentação aos empresários, não foi citado valor. "O aluguel social está sendo administrado de uma forma mais inteligente, juntado estado e município, dobrando o valor e dando condições de reacomodar essas 1600 a 1800 famílias".

As medidas começarão a ser adotadas neste ano, avisou Afif, e estão inseridas no contexto do projeto de criação de uma nova sede administrativa do governo estadual no bairro de Campos Elísios. Promessa de campanha de Tarcísio de Freitas, a iniciativa prevê investimentos de mais de R$ 4 bilhões por meio de uma parceria público privada que construirá edifícios onde ficarão 28 secretarias e 36 órgãos estaduais, além de áreas verdes, subsolos, áreas para lojas e espaços comuns.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Governo de SP vai remover Favela do Moinho e construir parque e estação de trem no local"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!