MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Governadores buscarão relação 'profícua' com Executivo, diz Barbalho na COP-27

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou na manhã desta quarta-feira, 16, que os governadores da Amazônia Legal (Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Maranhão e Tocantins) buscarão ter uma relação "profícua" com o gover

Clarice Couto, enviada especial (via Agência Estado)

·
Escrito por Clarice Couto, enviada especial (via Agência Estado)
Publicado em 16.11.2022, 11:14:00 Editado em 16.11.2022, 11:19:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou na manhã desta quarta-feira, 16, que os governadores da Amazônia Legal (Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Maranhão e Tocantins) buscarão ter uma relação "profícua" com o governo federal, que passará a ser comandado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de janeiro.

continua após publicidade

"É necessária nova cooperação entre Estados e governo federal" afirmou Barbalho, em evento realizado no estande do Consórcio Interestadual Amazônia Legal, na 27ª Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP-27).

Na ocasião, os governadores da região, presentes no evento, entregaram a Lula o documento "Carta da Amazônia: uma agenda comum para a transição climática". "Os governadores (da Amazônia Legal) reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia", disse.

continua após publicidade

Barbalho chamou a atenção para o fato de os Estados amazônicos terem alcançado, nos últimos

quatro anos, um bom nível de relacionamento no exterior, e pediu a Lula que seja alcançado um acordo que facilite parcerias internacionais entre os entes federativos e outros países.

Por fim, Barbalho solicitou a Lula que atue para o País sediar uma COP. "Peço que o senhor peça que a Amazônia brasileira seja sede da COP-30 em 2025", afirmou.

"Pode estar certo que vou falar com o secretariado da COP pra fazer a COP no Brasil, na Amazônia", disse Lula, minutos depois, em resposta ao pedido de Barbalho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

Deixe seu comentário sobre: "Governadores buscarão relação 'profícua' com Executivo, diz Barbalho na COP-27"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!