Milhares de pessoas receberam um alerta de terremoto, no litoral de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (14). O aviso estava errado e foi desmentido pela Defesa Civil. O Google pediu desculpas pelo o equívoco e anunciou que desativou os sistemas de monitoramento de terremotos no Brasil depois que moradores dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira 14 com um alerta nas telas de telefones celulares com sistema Android.
- LEIA MAIS: Tsunami que matou 227 mil pessoas na Ásia completa 20 anos
O alerta foi disparado pouco depois das 2h. Segundo a notificação, o suposto tremor 5.5 teria epicentro no litoral do estado de São Paulo, próximo a Ubatuba. Apesar do susto, a Defesa Civil e os principais serviços geológicos rapidamente negaram a ocorrência do fenômeno.
“Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas”, informou o Google, responsável pelo sistema Android, em nota oficial.
O susto gerou preocupação e mobilização nas redes sociais. Cerca de uma hora depois do alerta, às 3h10, a Defesa Civil de São Paulo publicou, em sua conta oficial no X (antigo Twitter), negando a informação de que havia previsão de terremoto.
Deixe seu comentário sobre: "Google emite falso alerta de terremoto no litoral de São Paulo"