MAIS LIDAS
VER TODOS

Segurança

Golpistas liberados por Moraes serão monitorados 24h por dia

1.112 pessoas foram liberadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e estão sendo monitoradas; entenda

Da Redação

·
294 investigados continuam presos
Icone Camera Foto por Arquivo/Agência Brasil
294 investigados continuam presos
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.03.2023, 14:52:58 Editado em 18.03.2023, 14:52:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As autoridades prenderam 1,4 mil pessoas por conta dos ataques aos Três Poderes, no dia 8 de janeiro. Desse número, 1.112 foram liberadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, para continuarem soltas, devem seguir algumas restrições, além de serem monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

continua após publicidade

As pessoas que participaram dos atos antidemocráticos saíram da prisão utilizando tornozeleria eletrônica, equipamento que tem um custo mensal de R$ 211,10 para o Distrito Federal.

O aparelho é capaz de captar a localização de quem a usa e os horários de deslocamento. Esses dados são enviados para a central da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape), órgão responsável por monitorar àqueles que foram colocados em liberdade.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Alexandre de Moraes solta 2 apucaranenses e mantém outros 2 presos

Em uma entrevista concedida ao Metrópoles, a Seape informou que o sistema também consegue identificar se o equipamento encontra-se com outro monitorado, o que também configura uma violação. “O tratamento e a análise desses dados no Centro de Monitoração Eletrônica (Cime/Seape) são realizados por policiais penais treinados, que se revezam em escala de plantão, 24 horas por dia, 7 dias por semana”, afirmou.

A partir daí, é possível saber se algum dos detidos do dia 8 de janeiro infringiu as restrições impostas pela Justiça.

continua após publicidade

Confira a lista de restrições:

  • Proibição de ausentar-se da Comarca e recolhimento domiciliar no período noturno e nos fins de semana, sob uso de tornozeleira eletrônica;
  • Obrigação de apresentar-se perante o Juízo da Execução da Comarca de origem, no prazo de 24 horas, e comparecimento semanal, todas as segundas-feiras;
  • Proibição de ausentar-se do país, com obrigação de realizar a entrega de seus passaportes no prazo de cinco dias;
  • Cancelamento de todos os passaportes emitidos pela República Federativa do Brasil;
  • Suspensão imediata de quaisquer documentos de porte de arma de fogo em nome da investigada, bem como certificados CAC;
  • Proibição de utilização de redes sociais;
  • Proibição de comunicar-se com os demais envolvidos, por qualquer meio.

Presos

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu fim a análise dos pedidos de liberdade apresentados pelas defesas dos presos por suspeita de envolvimento nos atentados aos Três Poderes. Ao todo, 294 investigados (86 mulheres e 208 homens) vão permanecer detidos em Brasília por ordem do ministro Alexandre de Moraes.

Com informações do Metrópoles.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Golpistas liberados por Moraes serão monitorados 24h por dia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!