MAIS LIDAS
VER TODOS

Polêmica

General diz que notícias falsas de WhatsApp prejudicam resgates no RS

O general diz que muitas das alegações falsas foram feitas por "heróis do WhatsApp, que ficam no conforto, e não molharam nem o dedo do pé"

Da Redação

·
Cidade inundada devido aos temporais que atingem o Rio Grande do Sul
Icone Camera Foto por Divulgação
Cidade inundada devido aos temporais que atingem o Rio Grande do Sul
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.05.2024, 15:07:23 Editado em 11.05.2024, 16:13:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As autoridades estão empenhadas nas ações de resgate às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Uma das corporações que fazem deste trabalho é o Exército Brasileiro - que vem sofrendo duras críticas na internet no que diz respeito ao socorro à população.

continua após publicidade

Algumas mensagens que circulam em grupos do aplicativo WhatsApp, como, por exemplo, as que acusam o exército de supostamente impedir a entrada de caminhões com doações, negação de socorro e indisponibilidade de helicópteros, estão dando o que falar. Por conta disso, o general Hertz Pires do Nascimento, que é o comandante das ações de resgate, decidiu se pronunciar.

Ele concedeu uma entrevista à Gazeta do Povo e afirmou que o que está circulando nas redes sociais são mentiras. O general diz que muitas das alegações falsas foram feitas por "heróis do WhatsApp, que ficam no conforto, mas não molharam o dedo do pé para poder ajudar ninguém".

continua após publicidade

- LEIA MAIS: 30º BIMec vai enviar soldados para ajudar nos resgates no RS

"Diante do cenário de crise tem alguém querendo aproveitar. A maior resposta a isso tudo está no reconhecimento da população do Rio Grande do Sul. Isso é um trabalho conjunto, é um trabalho interagências em que não existe protagonista, não existe uma peça principal desse tamanho. Nós estamos trabalhando com todos", iniciou.

"Isso [acusações em redes sociais] é muito negativo para a nossa tropa que está se esforçando na ponta da linha, se dedicando com água no pescoço, que vem trabalhando 24 horas por dia. Às vezes quando o militar consegue um tempo de descanso é muito pouco, está molhado, está passando frio, está na chuva, mas não está deixando de cumprir a sua missão. Então é uma inverdade, uma covardia fazer isso com quem está trabalhando", diz o general Hertz em relação às falsas notícias que circulam na web.

continua após publicidade

O comandante ainda alega que tem um nome para as pessoas que compartilham fake news. "Eu costumo dizer que [quem espalha as notícias falsas] são 'heróis do WhatsApp', que ficam no conforto, mas não molharam o dedo do pé para poder ajudar ninguém. Então essa é a minha percepção. Eu estou muito tranquilo com relação a isso porque eu não tenho nenhuma mídia social e isso me dá uma tranquilidade muito grande. Às vezes as pessoas chegam e falam 'general vamos debater' [nas mídias sociais]. Se depender deles nós não vamos fazer mais nada. Eu não estou preocupado. O que eu estou falando é: saia da minha frente que eu quero trabalhar para cumprir a nossa missão. Essa é a minha posição", completa.

Em relação à indisponibilidade de helicópteros, o comandante explicou que realmente não foi possível chegar a algumas localidades com a aeronave e resgates foram cancelados para evitar quedas, que poderiam resultar em mortes de tripulantes e resgatados. Segundo ele, nesses casos o socorro chegou por caminhão ou barco.

A entrevista do general Hertz Pires do Nascimento foi concedida à equipe de reportagem da Gazeta do Povo. Para ler a matéria completa, clique aqui.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "General diz que notícias falsas de WhatsApp prejudicam resgates no RS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!