Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram um homem com os olhos vendados batendo com um pedaço de madeira em um pote de barro pendurado por uma corda em um poste. O pote quebra e, de dentro dele cai um gato e brindes. Algumas pessoas se aglomeram para pegar os objetos e outras perseguem o gato. A cena foi registrada no município de Cumbe, em Sergupe. Nesta segunda-feira (15), o tutor da gata que aparece sofrendo maus-tratos, durante um 'quebra potes', foi ouvido pela Polícia Civil. Ele teria oferecido R$ 20 a que quem capturasse o animal. Outros envolvidos também prestaram depoimento.
- LEIA MAIS: Polícia investiga morte de criança com indícios de maus-tratos no PR
Segundo o G1, o 'quebra potes' foi divulgado como parte da Festa da Fogueira Gigante, promovida pela prefeitura. O evento, tradicional na cidade, tem ainda brincadeiras como corrida de saco, apresentação de quadrilhas, queima de barco do fogo e shows musicais. Além do tutor, que estava no local no momento do crime, também foram ouvidos a pessoa que pegou a gata e colocou no pote, uma familiar do tutor e o secretário de cultura do município.
De acordo com a Polícia Civil, desde 1998 há legislação que pune condutas ilícitas contra animais, sejam eles silvestres ou domésticos. A pena vai de dois a cinco anos, podendo ser aumentada em caso de morte do animal.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
“O gato estava trancado, sem luz e sem oxigênio. Após o objeto ser atingido, o gato caiu e foi perseguido”, disse o delegado Wanderson Bastos, que investiga o caso junto com a Delegacia Especial de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama).
Assista:
Deixe seu comentário sobre: "Gata sofre maus-tratos durante brincadeira em festa tradicional; veja"