MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Garça resgatada com copo plástico no pescoço volta à natureza

Uma garça foi resgatada na sexta-feira, 13, com um copo plástico preso ao redor do pescoço no Rio de Janeiro pelas equipes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e demais órgãos. A soltura do anima

Renata Okumura (via Agência Estado)

·
Escrito por Renata Okumura (via Agência Estado)
Publicado em 16.12.2024, 12:16:00 Editado em 16.12.2024, 12:24:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma garça foi resgatada na sexta-feira, 13, com um copo plástico preso ao redor do pescoço no Rio de Janeiro pelas equipes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e demais órgãos. A soltura do animal na natureza, após procedimento cirúrgico, foi realizada no domingo, 15.

continua após publicidade

Riscos do descarte incorreto

O caso da Garça Moura (Ardea cocoi) alerta para a importância da destinação correta de materiais plásticos para evitar este tipo de incidentes com os animais.

continua após publicidade

"Precisamos da colaboração de todos para evitarmos que materiais plásticos continuem chegando à natureza. Existe um esforço grande do Estado em relação a isso, mas a responsabilidade é de todos", alerta Bernardo Rossi, secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade.

A garça Moura foi flagrada no início do mês com um copo plástico preso no pescoço. O resgate foi feito após mais de 10 dias de monitoramento liderado pelo Inea. "As operações mobilizaram mais de 80 pessoas, além de embarcações e drones. O resgate foi complexo, por tratar-se de uma ave silvestre - animal sensível, arisco, que permaneceu ativo por todo período", disse Rossi.

Monitoramento da garça até a realização do resgate

continua após publicidade

Nos primeiros dias de monitoramento, as equipes técnicas identificaram que a garça estava conseguindo se alimentar. Um comedouro foi instalado para atrair a ave, que passou a se alimentar ali. "Foram usados drones para captação de imagens, o que permitiu que técnicos verificassem, em tempo real, as condições do animal e determinassem o melhor momento para a captura", ressaltou o secretário.

Após o resgate, a Garça foi encaminhada para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (Cras) da Estácio em Vargem Pequena, onde foi submetida a um procedimento cirúrgico que, em poucos minutos, conseguiu retirar o copo do pescoço da garça. O copo plástico estava como um colar ao redor da garganta da ave.

"Se esse material não fosse retirado é muito provável que ela morresse em pouco tempo", avalia Jeferson Pires, veterinário especialista em animais silvestres.

Conforme a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, as operações foram realizadas pela secretaria e Inea, em conjunto com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e outros órgãos ambientais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Garça resgatada com copo plástico no pescoço volta à natureza"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!