MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Fuvest: 1ª fase tem questões sobre Wandinha, tragédia no litoral de SP e ignora regime militar

A primeira fase da prova da Fuvest 2024, o vestibular da Universidade de São Paulo (USP), teve questões de interpretação envolvendo o trabalho do cuidado, que foi tema da redação do Enem 2023, cobrou história do Brasil só até a presidência de Juscelino Ku

João Ker (via Agência Estado)

·
Escrito por João Ker (via Agência Estado)
Publicado em 19.11.2023, 19:02:00 Editado em 19.11.2023, 19:08:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A primeira fase da prova da Fuvest 2024, o vestibular da Universidade de São Paulo (USP), teve questões de interpretação envolvendo o trabalho do cuidado, que foi tema da redação do Enem 2023, cobrou história do Brasil só até a presidência de Juscelino Kubitschek e pediu para que os candidatos mapeassem o DNA de Wandinha Addams para descobrir como ela herdou seu poder de visão. A prova foi aplicada para mais de 100 mil estudantes neste domingo, 19.

continua após publicidade

Segundo a própria Fuvest, o índice de abstenção na primeira fase ficou em torno dos 8%, menor que os mais de 11% registrados no vestibular do ano passado. Ao todo, 100.818 candidatos realizaram a prova, apoiada majoritariamente por questões interdisciplinares, alternando entre uma questão e outra os temas cobrados.

Uma dessas questões abordou com dois textos o trabalho do cuidado, que foi tema da redação do Enem 2023, aplicada no último dia 5. "Isso mostra a importância do tema, uma vez que a prova da Fuvest provavelmente foi elaborada até julho, no máximo", comenta Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli.

continua após publicidade

Outros temas que surgiram na prova foram violência doméstica, o conceito de raça, o aumento da população autodeclarada preta e parda no Brasil e as tragédias climáticas sofridas no litoral norte de São Paulo em fevereiro deste ano. "O que me chamou muita atenção na prova em si foi a de história. Não caiu nada de regime militar para frente, ela estacionou em Juscelino Kubitschek e depois não se tem mais nada", comenta Alvarez.

Professor de história do Cursinho da Poli, Fernando Rodrigues também observa a ausência de questões sobre a Antiguidade, Idade Média e outros períodos importantes do País, como a Guerra de Canudos, a Revolta da Vacina ou a Revolução Praieira. "Questões e movimentos sociais contestatórios não apareceram muito, sejam eles rurais, urbanos ou militares", diz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Fuvest: 1ª fase tem questões sobre Wandinha, tragédia no litoral de SP e ignora regime militar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!