Com ventos constantes de 281 km/h, o furacão Milton se destaca como a tempestade mais poderosa documentada em qualquer parte do mundo neste ano. Milton também é o furacão mais intenso no Atlântico desde Dorian, de 2019, que alcançou ventos máximos de 297 km/h. Adicionalmente, ele figura entre os dez furacões mais potentes já registrados no Atlântico. Está “empatado” na nona posição com diversas outras tempestades, como Katrina, de 2005, e Maria, de 2017.
O furacão mais forte de todos os tempos no Atlântico foi o Allen, de 1980, que teve ventos máximos sustentados de 300 km/h.
LEIA MAIS: Jovem fica em estado grave após ser baleado em loja de conveniência
Intensificação rápida
O furacão Milton se fortaleceu rapidamente, alcançando a categoria 5 devido ao calor extremo das águas do Golfo do México. É esperado que ele aumente de tamanho, mesmo que possa perder força, seus efeitos nocivos se espalharão por uma área muito maior. Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à área de pântanos como um furacão de categoria 4. As autoridades estão orientando os residentes que ainda estão se recuperando dos danos a evacuarem ou se prepararem para outra tempestade com risco de fatalidade.
Com informações CNN
Deixe seu comentário sobre: "Furacão Milton é a tempestade mais forte do planeta em 2024"