MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Fuga em prisão de Mossoró: polícia acha pegadas e camisetas em caçada a detentos

Moradores da cidade de Mossoró (RN) relatam ter avistado nesta sexta-feira, 16, duas pessoas que podem ser os foragidos da penitenciária federal da cidade. OEstadãoapurou que os investigadores que atuam nas buscas pelos criminosos também encontraram perte

Paula Ferreira (via Agência Estado)

·
Escrito por Paula Ferreira (via Agência Estado)
Publicado em 16.02.2024, 15:09:00 Editado em 16.02.2024, 15:15:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Moradores da cidade de Mossoró (RN) relatam ter avistado nesta sexta-feira, 16, duas pessoas que podem ser os foragidos da penitenciária federal da cidade. OEstadãoapurou que os investigadores que atuam nas buscas pelos criminosos também encontraram pertences que seriam dos detentos Rogério Mendonça e Deibson Nascimento, como camisetas e uma toalha. Foram identificadas ainda pegadas que seriam dos criminosos na região.

continua após publicidade

Na manhã desta sexta, o Ministério da Justiça e Segurança Pública também prorrogou as restrições impostas aos presídios federais até o dia 21 de fevereiro, quinta-feira. A medida suspende banho de sol, visitas e atividades educacionais e religiosas nas unidades. Foi a primeira fuga de um presídio federal desde 2006, quando o modelo começou a ser implementado.

O cerco aos criminosos começou a se fechar, de acordo com autoridades e policiais que acompanham o caso. Após moradores de Mossoró terem visto os foragidos e rastros dos prisioneiros terem sido encontrados, a expectativa é de que eles sejam capturados em breve. Atualmente, cerca de 300 agentes atuam nas buscas em um perímetro de 15 quilômetros ao redor da penitenciária federal.

continua após publicidade

Conforme o ministério, os agentes utilizam drones, equipamentos que medem a temperatura corporal e aeronaves para realizar as buscas, além do apoio de forças estaduais. Essa é a primeira crise enfrentada pelo novo titular da pasta, Ricardo Lewandowski.

Detentos escalaram luminária para escapar

Na quinta-feira, 15, o ministro detalhou a dinâmica da fuga. Os criminosos escalaram uma luminária na cela, chegaram ao teto do presídio e conseguiram alcançar o pátio, onde era realizada uma obra de manutenção. Ali, encontraram uma brecha em um tapume e usaram alicate para cortar o alambrado que dá acesso ao exterior. OEstadãoapurou que os detentos ficavam em celas vizinhas, o que facilitou a comunicação entre eles.

continua após publicidade

Segundo o governo federal, o presídio tinha diversas falhas em sua construção, o que também tornou a fuga mais fácil. "Outro fator é que o presídio estava passando por uma reforma interna, havia operários dentro da unidade, ferramentas que não estavam devidamente acondicionadas e trancadas", disse Lewandowski.

"Possivelmente, estavam espalhadas ao alcance das pessoas que realizaram a fuga. Havia defeitos na construção do presídio. Houve uma fuga pela luminária da cela e, ao invés de a luminária e o entorno estarem protegidos por laje de concreto, estava protegida e fechada com um simples trabalho comum de alvenaria", acrescentou o ministro.

Medidas

continua após publicidade

Lewandowski anunciou uma série de medidas para fortalecer a segurança dos presídios. Segundo o ministro, o governo construirá muralhas nas unidades prisionais do País (Mossoró, Catanduvas, no Paraná, Brasília, Porto Velho e Campo Grande.

Além disso, prevê incrementar o sistema de monitoramento e convocar agentes penitenciários aprovados em concurso. Nesta sexta, o governo enviou ofício ao Ministério da Gestão e Inovação solicitando a convocação dos servidores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Fuga em prisão de Mossoró: polícia acha pegadas e camisetas em caçada a detentos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!