MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Frente fria no Sul pode reduzir calor e trazer chuvas para SP; veja previsão

Uma frente fria que passa pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, neste fim de semana, pode chegar a São Paulo e causar chuvas e queda de temperatura nos próximos dias, segundo a Climatempo. A mudança no tempo, que será a primeira mais acentuada deste ou

José Maria Tomazela (via Agência Estado)

·
Escrito por José Maria Tomazela (via Agência Estado)
Publicado em 13.04.2024, 12:18:00 Editado em 13.04.2024, 12:22:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma frente fria que passa pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, neste fim de semana, pode chegar a São Paulo e causar chuvas e queda de temperatura nos próximos dias, segundo a Climatempo. A mudança no tempo, que será a primeira mais acentuada deste outono, é causada por um bloqueio atmosférico e outros sistemas meteorológicos que estão criando um clima de instabilidade persistente na região Sul, especialmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

continua após publicidade

Em São Paulo, é esperada a entrada de uma frente fria no meio da próxima semana, trazendo temperaturas mais amenas e chuvas mais intensas no litoral paulista a partir de quarta-feira, 17. A capital paulista terá pancadas de chuvas já neste fim de semana. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no sudeste e leste de São Paulo estão previstas pancadas de chuvas que podem ultrapassar os 60 mm a partir deste fim de semana.

Veja a previsão do tempo para SP

continua após publicidade

*Sábado (13/4): de 19°C a 29°C (pancadas de chuva à tarde)

*Domingo (14/4): de 14°C a 30°C (pancadas de chuva à tarde e à noite)

*Segunda-feira (15/4): 21°C a 30°C (pancadas de chuva à tarde)

continua após publicidade

*Terça-feira (16/4): 20°C a 29°C (pancadas de chuva à tarde)

*Quarta-feira (17/4): 21°C a 28°C

*Quinta-feira (18/4): 18°C a 27°C (pancadas de chuva à tarde)

continua após publicidade

*Sexta-feira (19/4): 14°C a 24°C

*Sábado (20/4): 14°C a 26°C

continua após publicidade

*Domingo (21/4): 15°C a 26°C

De acordo com as previsões dos modelos próprios da Climatempo, os acumulados de chuva podem ultrapassar 200 milímetros em algumas áreas do Sul do País neste fim de semana. Regiões da faixa central e sul do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem receber mais de 100 mm, com algumas regiões pontuais podendo chegar a 200 mm de chuva. Na sexta-feira, 12, no Rio Grande do Sul, já havia chovido 79 mm em São José dos Ausentes, 47 mm em Tupanciretã e 44 mm em Santiago, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Entre a tarde e a noite desta sexta-feira, 12, choveu de forma moderada em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Neste sábado, 13, o tempo amanheceu aberto na capital. O Estado registra chuvas abaixo da média história neste mês de abril. Na próxima semana, a Zona de Convergência Intertropical vai permanecer mais ativa na costa norte do Brasil, podendo ocorrer chuvas mais intensas nos Estados do Norte e em parte do Nordeste.

Abaixo do esperado

Na cidade de São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura paulistana, as chuvas estão abaixo do esperado para este mês. Os dados mostram que abril acumulou até este sábado 9 milímetros, o que corresponde a 14,1% dos 63,9 mm esperados para o mês.

Com os índices de umidade acima de 50%, a previsão é de chuvas rápidas e isoladas na capital. Nos próximos dias, o cenário deve continuar sem alteração, com umidade elevada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Frente fria no Sul pode reduzir calor e trazer chuvas para SP; veja previsão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!