MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Frente fria deixa litoral de SP em alerta para fortes chuvas e ventania

Uma frente fria que chega ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 20, desloca-se rapidamente e já atinge o Estado de São Paulo na quinta-feira, 21. Com isso, o litoral norte paulista voltará a sofrer com chuvas fortes e volumosas, além de ventania, princ

Renata Okumura (via Agência Estado)

·
Escrito por Renata Okumura (via Agência Estado)
Publicado em 20.03.2024, 11:59:00 Editado em 20.03.2024, 12:02:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma frente fria que chega ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 20, desloca-se rapidamente e já atinge o Estado de São Paulo na quinta-feira, 21. Com isso, o litoral norte paulista voltará a sofrer com chuvas fortes e volumosas, além de ventania, principalmente à tarde e à noite. As rajadas de vento podem chegar a 80 km/h. Na região de Ubatuba, no litoral norte, a previsão é de 50 mm de chuva para esta quinta-feira. Conforme a Meteoblue, as precipitações serão mais intensas entre sexta-feira, 22, e domingo, 24.

continua após publicidade

"Este sistema será diferente, pois chega ao Brasil com forte intensidade, devendo causar uma acentuada queda da temperatura e grande intensificação de ventos marítimos, que vão concentrar muita umidade entre as encostas da serra do mar e o litoral, reforçando as nuvens de chuva", estima a Climatempo.

Esta será a primeira frente fria do outono, que tem início nesta quarta-feira e vai quebrar o bloqueio atmosférico da forte alta pressão atmosférica, que gerou a onda de calor dos últimos dias em diversas áreas do País.

continua após publicidade

Na sexta-feira, a frente fria avança sobre o Rio de Janeiro, mas ainda causará muita instabilidade no litoral de São Paulo. "Além disso, a forte infiltração de umidade marítima começará a atuar para reforçar as condições para chuva. A região de Ubatuba terá uma sexta-feira chuvosa, com ventos moderados a fortes e poderá receber de 90 a 100 mm de chuva apenas durante a sexta-feira, o que representa quase metade da média normal de chuva para março", alerta a Climatempo.

Veja a previsão do tempo para os próximos dias em Ubatuba, segundo a Meteoblue:

- Quarta-feira: entre 25ºC e 29ºC;

continua após publicidade

- Quinta-feira: entre 26ºC e 33ºC;

- Sexta-feira: entre 23ºC e 28ºC;

- Sábado: entre 22ºC e 24ºC;

continua após publicidade

- Domingo: entre 23ºC e 25ºC.

No sábado, 23, o tempo permanece instável, com predomínio de céu nublado, chuva e temperatura amena no decorrer do dia. Menos volumosa, a deve ser frequente em grande parte do dia. "A combinação da chuva, céu nublado e ventos marítimos frios, de origem polar, deixam a temperatura amena o dia todo. Além disso, o mar deve ficar agitado", acrescenta a Climatempo.

No domingo, todo o litoral paulista ainda terá muita nebulosidade e chuva a qualquer hora, mas, em geral, com pouca intensidade. Há possibilidade de sol entre nuvens.

Os cálculos mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que a média de chuva em março na região de Ubatuba varia de 220 a 260 mm. "Apenas entre os dias 21 a 24 de março, a região de Ubatuba poderá receber cerca 150 a 250 mm de chuva. Na quinta, mas especialmente na sexta, há risco de alagamentos", reforça a empresa de meteorologia.

A Climatempo lembra ainda que em 30 dias, considerado o período entre 19 de fevereiro e 18 março de 2024, diversas áreas do litoral paulista receberam mais de 200 mm de chuva.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Frente fria deixa litoral de SP em alerta para fortes chuvas e ventania"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!