MAIS LIDAS
VER TODOS

Europa

Fortes chuvas causam 121 mortes e 1,3 mil desaparecimentos

Por conta do excesso de chuvas, rios transbordaram e as águas levaram tudo que tinha pelo caminho

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.07.2021, 10:49:49 Editado em 16.07.2021, 10:57:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As fortes chuvas que estão caindo na Europa causaram, até o momento, 121 mortes. Por conta do excesso de água, rios estão transbordando e levando tudo o que há pelo caminho.

continua após publicidade

O país mais afetado é a Alemanha, onde existem 103 mortes confirmadas e 1,3 mil pessoas desaparecidas. Outro nação afetada é a Bélgica, que há 18 óbitos e 19 desaparecidos.

Segundo as informações das autoridades locais, nesta sexta-feira (16), o número de vítimas pode subir devido aos deslizamentos de terra, casas sendo arrastadas pela água ou desabando por conta da força da correnteza.

continua após publicidade

Imagens áreas divulgadas pelas autoridades do distrito de Colônia mostram uma cratera formada por um deslizamento de terra imenso causado pelo excesso de água, que arrastou lama e destroços

De acordo com o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, é necessário um firme comprometimento com aluta contra as mudanças climáticas e alegou também que esta é a única alternativa para parar os fenômenos meteorológicos extremos.

"Apenas se nos comprometermos de forma resoluta com a luta contra as mudanças climáticas poderemos controlar condições meteorológicas extremas como as que vivemos atualmente", afirmou Steinmeier em um pronunciamento, em que disse estar "profundamente arrasado" pela "tragédia".

continua após publicidade

Catástrofe

Correntezas violentas dominaram o oeste da Alemanha, e levaram carros, arrancaram árvores, derrubaram ou arrancaram construções.

Autoridades alemãs confirmam que 1,3 mil pessoas são consideradas "não reportadas" apenas no distrito de Bad Neuenahr-Ahrweiler, ao sul da cidade de Colônia.

continua após publicidade

Ainda não é possível saber quantas estão com problemas de comunicação e quantas podem ser vítimas ainda não localizadas.

A chanceler alemã, Angela Merkel, está em visita oficial aos Estados Unidos. É a sua última viagem ao país antes de deixar o cargo, em setembro.

E, nesta quinta-feira (15), Merkel falou sobre as chuvas e afirmou "é um dia que se caracteriza pelo medo, pelo desespero e pelo sofrimento", pois "pequenos rios se transformaram em torrentes inundadas e devastadoras".

"Eu ofereço minha empatia e meu coração está com as pessoas que perderam entes queridos. Incluo aqueles na Bélgica, em Luxemburgo e na Holanda", afirmou a chanceler, dizendo que a extensão total da tragédia só será conhecida nos próximos dias.

Com informações; G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Fortes chuvas causam 121 mortes e 1,3 mil desaparecimentos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!