MAIS LIDAS
VER TODOS

MUNDO

Foguete deve cair nesta sexta-feira na Espanha; saiba os riscos

O país europeu já tomou as devidas providências e bloqueou seu espaço aéreo para evitar possíveis choques entre aeronaves, em 17 regiões

Da Redação

·
Além disso, os aeroportos das cidades turísticas de Barcelona e Ibiza estão fechados
Icone Camera Foto por SpaceX-Imagery por Pixabay/ Ilustração
Além disso, os aeroportos das cidades turísticas de Barcelona e Ibiza estão fechados
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.11.2022, 10:27:35 Editado em 04.11.2022, 10:27:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As agências e órgãos de monitoramento do espaço aéreo já sabem onde e quando o foguete chinês descontrolado, responsável por levar a última peça para a estação espacial Tiangong, na órbita da Terra, vai cair: na Espanha, na manhã desta sexta-feira (4). O país europeu já tomou as devidas providências e bloqueou seu espaço aéreo para evitar possíveis choques entre aeronaves, em 17 regiões. As informações são do site Olhar Digital.

continua após publicidade

Além disso, os aeroportos das cidades turísticas de Barcelona e Ibiza estão fechados. De acordo com a Eurocontrol, responsável pelo tráfego aéreo da Europa, o foguete entrará na Terra entre 6h e 9h da manhã. Segundo a Eurocontrol, provavelmente o foguete cairá no Oceano Atlântico, mas, como a aeronave está fora de controle, não foi descartada a possibilidade de que a queda seja no solo. Cabe destacar, que parte da nave será destruída durante a reentrada na atmosfera.

O serviço de emergência da Catalunha, uma das regiões afetadas, emitiu um comunicado sobre o incidente: “Devido ao risco associado à passagem do objeto espacial CZ-5B pelo espaço aéreo espanhol, os voos foram totalmente restringidos das 09h38 às 10h18 na Catalunha e em outras comunidades”.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Último eclipse lunar do ano acontece em novembro; veja quando

Diante de toda repercussão que a situação gerou, o Ministério de Relações Exteriores da China decidiu se manifestar e alegou que a reentrada de um foguete na atmosfera é uma prática internacional comum. O porta-voz do Ministério, Zhao Lijian, declarou que a tecnologia empregada nesse tipo de veículo é projetada para que as peças sejam destruídas por ablação durante a reentrada na atmosfera, por isso a probabilidade de danos às atividades da aviação e ao solo é extremamente baixa.

Um estudo publicado na Nature, calculou que existe uma chance de aproximadamente 10% de destroços atingirem uma ou mais pessoas dentro de um período de 10 anos. A pesquisa incluiu satélites e pedaços de detritos desconhecidos, que saem de órbita regularmente, assim como os foguetes descontrolados. Essa é uma situação que merece muita atenção para não gerar acidentes.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Foguete deve cair nesta sexta-feira na Espanha; saiba os riscos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!