Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Foguete com a cantora Katy Perry volta à Terra e completa missão com sucesso

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Blue Origin lançou com sucesso na manhã desta segunda-feira, 14, uma missão suborbital com tripulação formada exclusivamente por mulheres, entre elas, a cantora Katy Perry, a jornalista Gayle King e Lauren Sánchez, noiva do fundador da empresa, Jeff Bezos. A missão, batizado de NS-31, decolou às 10h31 (horário de Brasília), a partir da base da companhia no oeste do Texas, e retornou em segurança às 10h41.

Também integraram a tripulação a engenheira aeroespacial Aisha Bowe, a ativista Amanda Nguy?n e a executiva Kerianne Flynn. Elas voarão a bordo do New Shepard, foguete reutilizável desenvolvido para o turismo espacial. A missão teve cerca de 10 minutos de duração, com passagem pela Linha de Kármán, limite de 100 km de altitude que marca o início do espaço sideral.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Como programado, o foguete decolou às 10h31. Em um minuto, a nave já havia atingido a velocidade do som. Às 10h33, a cápsula se separou do lançador. Às 10h34, a equipe experimentou a sensação de gravidade zero, antes de começar o retorno para a Terra. Às 10h38, o lançador retornou e pousou com sucesso, enquanto a cápsula demorou outros três minutos antes de tocar o solo. Toda a missão foi acompanhada por olhos atentos de Bezos, enquanto a apresentadora Oprah Winfrey, que estava na base, demonstrava preocupação pela amiga Katy Perry.

Durante a transmissão, Katy Perry foi ouvida cantando What a Wonderful World ainda no espaço, cumprindo o desejo pessoal que havia manifestado antes do voo.

A missão

publicidade

Este foi o primeiro voo espacial composto apenas por mulheres desde 1963, quando a soviética Valentina Tereshkova passou três dias em órbita da Terra. O voo do New Shepard, da Blue Origin, é uma missão suborbital de curta duração, com cerca de 10 a 11 minutos, que leva os passageiros ao espaço e proporciona uma experiência única. O lançamento começa com uma decolagem vertical, na qual o foguete acelera rapidamente, atingindo uma velocidade superior a 3.700 km/h. Após aproximadamente dois minutos, a cápsula se separa do foguete e continua subindo.

A missão segue com a cápsula ascendendo até ultrapassar a Linha de Kármán, situada a cerca de 100 km de altitude, ponto reconhecido internacionalmente como a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço sideral. Esse momento marca a transição para o espaço, sendo um dos principais objetivos da missão.

Uma das características mais marcantes dessa viagem é o período de gravidade zero. Ao atingir essa altitude, os passageiros experimentam entre 3 e 4 minutos de microgravidade, flutuando livremente dentro da cápsula e observando a curvatura da Terra através de janelas panorâmicas.

publicidade

Enquanto isso, o foguete reutilizável realiza um pouso vertical controlado na plataforma de lançamento, no deserto do Texas. Ao final da experiência, a cápsula inicia sua descida de volta à Terra, desacelerando com a ajuda de paraquedas e retrofoguetes.(Colaborou Bruno Romani)

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline