MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Fleury diz que ataque hacker causou falha em sistema de exames

O Grupo Fleury confirmou na madrugada desta segunda-feira, 8, que a queda nos seus sistemas foi causada por um ataque cibernético. Desde o a sexta-feira, 4, pacientes e hospitais privados relataram dificuldades no agendamento e no acesso aos resultados de

João Ker (via Agência Estado)

·
Escrito por João Ker (via Agência Estado)
Publicado em 08.05.2023, 16:14:00 Editado em 08.05.2023, 16:19:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Grupo Fleury confirmou na madrugada desta segunda-feira, 8, que a queda nos seus sistemas foi causada por um ataque cibernético. Desde o a sexta-feira, 4, pacientes e hospitais privados relataram dificuldades no agendamento e no acesso aos resultados de exames. A empresa inicialmente havia negado uma invasão hacker e disse no fim de semana que a indisponibilidade estava "dentro da normalidade operacional". A rede diz que as operações foram restabelecidas na manhã desta segunda.

continua após publicidade

Em nota enviada aos acionistas e ao mercado, o Fleury afirma que o sistema tem sido retomado gradualmente "com os devidos testes de segurança sendo executados, priorizando a integração automática de sistemas em hospitais".

A rede de laboratórios disse que os exames já feitos não foram perdidos. Afirmou ainda que os procedimentos agendados para está segunda estão mantidos.

continua após publicidade

Instituições privadas de saúde como o Hospital Sírio-Libanês, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o A. C. Camargo foram impactadas pela queda nos sistemas ao longo do fim de semana, mas confirmaram nesta manhã que as operações em parceria com o Fleury já foram restabelecidas.

O Fleury não informou se o ataque hacker, o segundo sofrido em menos de dois anos, causou o vazamento de dados dos pacientes cadastrados no sistema. No comunicado, José Antonio de Almeida Filippo, diretor executivo de Finanças e Relações com Investidores, diz que o grupo "continua a investigação e avaliação das circunstâncias do ataque e apuração da extensão do incidente". Ele afirmou ainda que está tomando as medidas necessárias para "limitar os danos causados e restabelecer o pleno funcionamento do ambiente de tecnologia".

Em nota, o Sírio-Libanês afirmou nesta manhã que "o hospital está em operação com todos seus sistemas 100% operacionais" e disse que o ataque hacker não chegou até os serviços da própria instituição.

continua após publicidade

O A. C. Camargo informou que "a equipe de segurança da informação está monitorando" a reintegração com o sistema do Fleury e que os exames laboratoriais ainda não estão disponíveis para acesso online dos pacientes. Outros laudos, realizados pela própria instituição, seguem normalmente.

Em junho de 2021, a empresa também foi vítima de uma invasão hacker em seu ambiente de Tecnologia da Informação (TI), o que na época resultou na indisponibilidade de boa parte dos seus sistemas e operações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Fleury diz que ataque hacker causou falha em sistema de exames"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!