MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Fiscais fazem visita surpresa e processam quem burla isolamento em Botucatu (SP)

Fiscais municipais estão fazendo visita surpresa às casas de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus, em Botucatu, no interior de São Paulo. Se há flagrante de desrespeito ao isolamento, a burla é registrada em boletim de ocorrência policial e o cas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.07.2020, 10:40:00 Editado em 03.07.2020, 10:46:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Fiscais municipais estão fazendo visita surpresa às casas de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus, em Botucatu, no interior de São Paulo. Se há flagrante de desrespeito ao isolamento, a burla é registrada em boletim de ocorrência policial e o caso é encaminhado à Justiça. De 40 visitas domiciliares já realizadas desde o início desta semana, houve nove flagrantes de pessoas descumprindo as medidas. Os casos resultam na abertura de inquérito, já que o código penal prevê pena de detenção de um mês a um ano, além de multa, a quem infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

continua após publicidade

Conforme a prefeitura, "fiscais de conduta, juntamente com profissionais da Defesa Civil, batem nas portas das casas e, ao verificarem a ausência das pessoas diagnosticadas com coronavírus, registram um boletim de ocorrência na Polícia Civil" para as providências legais. A fiscalização está sendo realizada com apoio da Guarda Civil Municipal. Atualmente, 155 pessoas estão em quarentena em casa, sendo acompanhadas por telefone pela Central Coronavírus. A ação dos agentes complementa esse monitoramento.

O secretário de governo Fábio Leite disse que a ação foi iniciada depois de várias denúncias de que pessoas com o vírus, mas assintomáticas, foram vistas em locais públicos, com risco de transmitir a doença. A cidade vem fazendo testes em massa da população para desenvolver estratégias contra a pandemia. "As casas a serem visitadas são sorteadas aleatoriamente entre as que têm pessoas em isolamento e a visita acontece sem prévia comunicação", disse. Segundo ele, se a pessoa é encontrada em casa, é feito um relatório de avaliação das condições de saúde.

continua após publicidade

Botucatu registra 671 casos positivos e 15 mortes pela covid-19. O balanço não considera os óbitos de pessoas de outras cidades registrados no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, que é referência para a doença na região e já registrou 33 mortes desde o início da pandemia. A cidade de 146 mil habitantes faz parte da regional de saúde de Bauru, que foi rebaixada da fase laranja para a vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo de reabertura das atividades econômicas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Fiscais fazem visita surpresa e processam quem burla isolamento em Botucatu (SP)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!