MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Fipe/Bionexo: preços de medicamentos para hospitais sobem 0,27% em janeiro

Os preços dos medicamentos para hospitais sofreram em janeiro um reajuste para cima de 0,27%, segundo o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H) calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e Bionexo. Em dezembro os preç

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.02.2022, 09:59:00 Editado em 16.02.2022, 10:05:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os preços dos medicamentos para hospitais sofreram em janeiro um reajuste para cima de 0,27%, segundo o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H) calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e Bionexo. Em dezembro os preços dos medicamentos para hospitais já tinham sido aumentados em 0,19% em relação a novembro.

continua após publicidade

O resultado mensal espelhou o aumento dos preços na maior parte dos grupos que compõem o índice, a saber: sistema nervoso, 7,44%; aparelho geniturinário, 3,91%; aparelho cardiovascular, 3,36%; órgãos sensitivos, 1,76%; sistema musculoesquelético, 1,48%; sangue e órgãos hematopoiéticos, 1,04%; imunoterápicos, vacinas e antialérgicos, 0,36%.

Em contraste, houve recuo mensal nos preços dos seguintes grupos: anti-infecciosos gerais para uso sistêmico, 3,46%; preparados hormonais, 2,13%; agentes antineoplásicos, 2,08%; aparelho digestivo e metabolismo, 0,13%. Em termos comparativos, a variação mensal do IPM-H em janeiro de 2022 foi inferior à inflação mensal medida pelo IPCA/IBGE, de 0,54%, e pelo IGP-M da FGV, de 0,82%, embora tenha superado o comprimento da taxa média de câmbio no período, com uma queda de 2,08%.

continua após publicidade

Considerando os últimos resultados, o IPM-H passa a acumular uma alta de 4,86% nos últimos 12 meses encerrados em janeiro de 2022. Contribuem para esse resultado os aumentos observados na maior parte dos grupos de medicamentos incluídos na cesta do índice, entre os quais: preparados hormonais, 22,44%; sangue e órgãos hematopoiéticos, 15,31%; imunoterápicos, vacinas e antialérgicos, 14,52%; órgãos sensitivos, 10,66%; aparelho respiratório, 9,53%; sistema nervoso, 5,75%; aparelho geniturinário, 5,70%; e agentes antineoplásicos, 2,92%.

Na ponta das quedas, os seguintes grupos apresentam recuo dos preços para hospitais nesse horizonte ampliado: sistema musculoesquelético, 10,75%; aparelho digestivo e metabolismo, 5,25%; anti-infecciosos para uso sistêmico, 3,41%; e aparelho cardiovascular, 3,23%.

"Os resultados do índice refletem uma redução na volatilidade mensal desde novembro de 2021, o que contrasta com as oscilações expressivas ao longo de 2020 e 2021, ano em que o IPM-H registrou alta de 14,7% no primeiro semestre, seguida por uma acomodação de 7,6% na segunda metade", avalia Rafael Barbosa, CEO da Bionexo.

"Além disso, o cenário de maior estabilidade ocorre em função da possível influência de fatores relacionados aos números da pandemia, que afetam direta e indiretamente a demanda do mercado. É importante salientar ainda o papel da sazonalidade, atribuída ao calendário de reajustes da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), usualmente autorizados em abril de cada ano. Mesmo com essa maior estabilidade, há um crescimento acentuado de 19,16% desde o início da pandemia", conclui o executivo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Fipe/Bionexo: preços de medicamentos para hospitais sobem 0,27% em janeiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!