MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Fim de mandato e ano eleitoral exigem cuidados dos prefeitos

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) traz uma série de exigências que precisam ser observadas durante este último mandato

Da Redação

·
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) traz uma série de exigências
Icone Camera Foto por Reprodução
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) traz uma série de exigências
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.01.2024, 16:00:57 Editado em 06.01.2024, 16:01:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A equipe técnica de Contabilidade Municipal da Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que, em razão de 2024 ser o último ano de mandato dos prefeitos e vereadores eleitos para o período de 2021 a 2024, é importante que sejam tomados cuidados adicionais para o encerramento deste mandato. De acordo com a entidade, todo zelo é necessário para que esses gestores públicos não venham a ter sérios problemas no futuro com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000).

continua após publicidade

Da mesma forma, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta prefeitos para o cumprimento das regras estabelecidas pela Lei das Eleições (Lei Federal nº 9.504/1997), uma vez que em outubro serão realizados novos pleitos para prefeito e vereador em todo o País.

- LEIA MAIS: PM prende quatro suspeitos de explosão em banco no PR

continua após publicidade

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) traz uma série de exigências que precisam ser observadas durante este último mandato.

Conforme disposto no art. 42 da LRF, por exemplo, é vedado ao titular de poder público municipal ou órgão, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. No parágrafo único deste mesmo artigo é estabelecido que, na determinação da disponibilidade de caixa, serão considerados os encargos e as despesas compromissadas a pagar até o final do exercício.

Também será nulo qualquer ato que resulte em aumento de despesa com pessoal, a exemplo de gratificações, nos últimos 180 dias, segundo o art. 21, parágrafo único. Já o art. 38, IV, ‘b’, veda operações de crédito para antecipação de receita, a fim de evitar gambiarras insustentáveis nas finanças.

continua após publicidade

A Lei das Eleições, por sua vez, também coloca travas no uso da máquina administrativa no processo de sucessão, com vedações expressas em seu art. 73.

Ao longo do segundo semestre, os prefeitos são proibidos de conceder qualquer aumento real na remuneração dos servidores. A publicidade oficial é vedada por completo nos três meses prévios à eleição e, no primeiro semestre, o gasto de propaganda fica limitado à média verificada ao longo dos últimos três anos, considerando-se o mesmo período do ano.

Apesar da obviedade, vale lembrar que a legislação também proíbe o prefeito de ceder ou usar, em benefício de candidato, bens móveis e imóveis da administração pública, usar indevidamente materiais ou serviços custeados pelo município e ceder servidor público ou usar de seus serviços para comitês de campanha eleitoral durante o horário de expediente.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Fim de mandato e ano eleitoral exigem cuidados dos prefeitos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!