MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Farmácias estimam aumento de 18% nos preços de remédios

PL aprovado nessa quarta-feira (1º) na Câmara dos Deputados prevê o fim de isenções do PIS-Cofins dos medicamentos.

Da Redação

·
Farmácias estimam aumento de 18% nos preços de remédios
Icone Camera Foto por Reprodução/Pexels
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.09.2021, 16:04:08 Editado em 02.09.2021, 16:04:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) estima uma alta de 12% no preço ao consumidor de mais de 18 mil produtos farmacêuticos por conta das alterações no Imposto de Renda aprovadas na noite dessa quarta-feira (1º) na Câmara dos Deputados. No caso do SUS, o aumento está previsto para 18%.

continua após publicidade

A Casa aprovou o texto-base do projeto de lei (PL) 2337/21, que faz parte da segunda fase da Reforma Tributária, por 398 votos a 77.

Entre as mudanças está a cobrança do tributo sobre lucros e dividendos distribuídos pelas empresas a acionistas, a diminuição do Imposto de Renda das empresas e o cancelamento de alguns benefícios fiscais – como o fim de isenções do PIS-Cofins dos medicamentos.

continua após publicidade

Nesta quinta-feira (2), serão votados os destaques da matéria. Todas as medidas têm efeito a partir de 1º de janeiro de 2022.

Em nota, o Sindusfarma ressaltou que o Sistema Único de Saúde (SUS) também será impactado em mais de 18%, na média, pela cobrança de ICMS, pois alguns convênios vinculam a isenção de ICMS ao benefício federal de isenção do PIS-Cofins.

“A lista de substâncias isentas de PIS-Cofins contempla medicamentos de uso contínuo para o tratamento de doenças de larga incidência, como câncer, hipertensão, Aids, doenças cardíacas e diabetes, além de antibióticos, anti-inflamatórios e medicamentos contra hepatite, alergias, próstata, artrite etc”, exemplificou o sindicato.

continua após publicidade

Na prática, avalia a entidade, a proposta só aumenta a “absurda carga tributária dos medicamentos, que já é de 32% no preço final ao consumidor, sendo que a média mundial é 6%”.

Com informações: Metrópoles

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Farmácias estimam aumento de 18% nos preços de remédios"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!