Falha na Amazon causa instabilidade em sites e apps no mundo todo
Problema afetou serviços como Fortnite, Alexa, Zoom e Mercado Livre; Amazon aponta falha em datacenter nos EUA
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Uma falha na Amazon Web Services (AWS), plataforma de computação em nuvem da Amazon, provocou instabilidade em diversos sites e aplicativos pelo mundo nesta segunda-feira (20). Entre os serviços afetados estão Fortnite, Alexa, Zoom, Mercado Livre, HBO, Duolingo e Snapchat, além de sistemas internos da própria Amazon.
📰 LEIA MAIS: Petrobras anuncia redução do preço da gasolina em 4,9%
O problema foi detectado por volta das 4h11 (horário de Brasília), quando a empresa informou estar investigando “aumento nas taxas de erro e de latência” em seus sistemas. A normalização começou por volta das 8h, mas parte dos serviços ainda apresentava lentidão ao longo da manhã.
De acordo com a Amazon, a falha ocorreu na região US-EAST-1, onde está localizado o principal datacenter da AWS, no norte da Virgínia (EUA). O erro teria se originado no DynamoDB, sistema de banco de dados da companhia, e acabou impactando mais de 60 produtos vinculados à mesma infraestrutura.
A Reuters informou que mais de 500 empresas registraram instabilidades relacionadas à falha, totalizando mais de 4 milhões de usuários afetados em todo o mundo.
Especialistas apontam que o incidente teve grande alcance por envolver a primeira região criada pela AWS, em 2006. “Muitas empresas antigas ainda hospedam seus sistemas ali, o que explica o impacto global”, explicou Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Embora o problema tenha sido parcialmente resolvido, a Amazon ainda não informou a causa exata da pane. Esta é a maior interrupção da internet desde a falha da CrowdStrike, em julho do ano passado, que paralisou sistemas de hospitais, bancos e aeroportos em vários países.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline