MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Falha em Furnas provocou apagão de quase 1h no sábado em cidades de SP, RJ e MG

Uma falha em Rocha Leão, subestação de Furnas que fica localizada no município carioca de Rio das Ostras, foi a causa do apagão de cerca de uma hora registrado no sábado, 18, em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com a ocorrência, não fo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.09.2021, 14:24:00 Editado em 19.09.2021, 14:32:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma falha em Rocha Leão, subestação de Furnas que fica localizada no município carioca de Rio das Ostras, foi a causa do apagão de cerca de uma hora registrado no sábado, 18, em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com a ocorrência, não foi possível entregar energia para a distribuidora que atende a região, a Enel, o que afetou a prestação de serviços.

continua após publicidade

Os problemas foram relatados a partir de 21h20 e teriam sido normalizados por volta de 22h30.

Subsidiária da Eletrobras, Furnas informou que está analisando as causas do ocorrido. "As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos dessa subestação. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento para a distribuidora", explicou a estatal, referindo-se à Enel, que atende o Estado do Rio de Janeiro com exceção da capital.

continua após publicidade

Em nota, a Enel informou que a perturbação na rede de transmissão de Furnas "causou interrupção no fornecimento de energia em parte da região dos Lagos, Macaé, Cantagalo e Teresópolis".

Segundo a concessionária, o fornecimento teria sido normalizado para todos os clientes às 22h32.

A Energisa apontou ainda que, por ter afetado as supridoras Light e Enel, a ocorrência gerou impactos na prestação de serviços a cerca de 60 municípios de Minas Gerais e à Nova Friburgo, no Rio.

continua após publicidade

Segundo a empresa, a pane teve início às 21h21 deste sábado e o sistema foi sendo restabelecido de forma gradativa, até a situação ser normalizada por volta de 22h para 100% dos municípios atendidos pela concessionária. "A equipe da Energisa continua acompanhando a situação, de prontidão 24 horas, e em contato com as supridoras e o ONS (Operador Nacional do Sistema), que é responsável pela análise do que ocasionou a ocorrência", acrescentou.

O Operador Nacional do Sistema não soube informar imediatamente sobre o acidente, mas disse que vai divulgar uma nota ainda neste domingo, 19.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Falha em Furnas provocou apagão de quase 1h no sábado em cidades de SP, RJ e MG"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!