MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Faculdade de Direito da USP lança fundo 'endowment' para arrecadar doações

A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) passa a contar, a partir desta quinta-feira, 17, com um "endowment". É um fundo que recebe doações financeiras para serem aportadas na própria escola, que fica no Largo de São Francisco, centro da

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2022, 10:20:00 Editado em 17.02.2022, 10:28:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) passa a contar, a partir desta quinta-feira, 17, com um "endowment". É um fundo que recebe doações financeiras para serem aportadas na própria escola, que fica no Largo de São Francisco, centro da capital paulista. A faculdade é a mais antiga escola de Direito do País e foi fundada no início do século 19. Esse não é o primeiro "endowment" da USP. A própria universidade criou um fundo patrimonial, como é chamado no Brasil, no fim de 2020.

continua após publicidade

Muito comum em outros países com benefícios tributários mais amplos do que no Brasil para doações, o "endowment" da São Francisco deve investir e dar suporte a projetos focados na qualidade de ensino. Os valores das doações arrecadadas e seus rendimentos serão destinados a iniciativas como oferecimento de bolsas de pesquisa, recursos a programas já existentes ou que venham a ser criados e que viabilizem dedicação à atividade acadêmica, atividades que possam colaborar para a inserção no mercado de trabalho de alunos que entram por cotas, apoio para aulas de idioma.

Segundo comunicado à imprensa, também haverá a criação de "think tanks", organizações que "desenvolvam projetos voltados para o estudo e pesquisa de temas jurídicos que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil". O fundo também poderá investir em melhorias físicas do prédio, recuperação do patrimônio histórico e outras infraestruturas, como a aquisição de equipamentos e salas e também investimentos em mobiliário, assinaturas de periódicos para a biblioteca.

continua após publicidade

O fundo ganhou o nome de Sempre Sanfran, um site e vai classificar como fundadores os cem primeiros que se comprometam a doar o valor correspondente ao custo da Faculdade no prazo de cinco anos. O fundo nasce com uma governança que consiste em regulamento e sistema de controles sobre os valores e aplicações, o Conselho de Administração, um Conselho Fiscal autônomo e terá gestão profissional de recursos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Faculdade de Direito da USP lança fundo 'endowment' para arrecadar doações"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!