MAIS LIDAS
VER TODOS

CÃES INTOXICADOS

Fábrica de ração em SP é interditada após morte de cães intoxicados

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento determinou o recolhimento dos lotes de todos os produtos da fabricante

Da Redação

·
Após morte de animais, ministério determina interdição em fábrica de ração e petiscos.
Icone Camera Foto por RECORD TV MINAS
Após morte de animais, ministério determina interdição em fábrica de ração e petiscos.
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.09.2022, 17:37:08 Editado em 03.09.2022, 17:37:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou a interdição da fábrica da empresa Bassar Pet Food, em Guarulhos, em São Paulo, pela suspeita de ela comercializar ração e petiscos contaminados, e o recolhimento de todos os lotes dos produtos da fabricante. A determinação ocorreu após ao menos nove animais terem morrido intoxicados pelos alimentos. A decisão ocorreu ontem, sexta-feira (2).

continua após publicidade

Os petiscos sob investigação são Every Day sabor fígado (lote 3.554) e Dental Care (lote 3.467). "O recolhimento dos produtos deve ser feito pela empresa, e os produtos devem ficar apreendidos nos armazéns da própria empresa", informou o ministério por meio de nota.

A equipe de fiscalização do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa esteve na tarde de ontem no local e interditou a fábrica até que sejam apresentadas todas as informações requeridas pela fiscalização.

continua após publicidade

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, são nove os cachorros mortos após terem ingerido os petiscos da marca Bassar com suspeita de substâncias tóxicas. Seis mortes ocorreram em Belo Horizonte, uma em Piumhi (MG) e duas em São Paulo.

A medida é preventiva e poderá ser alterada em razão das informações que venham a ser obtidas com as investigações que estão sendo conduzidas. O ministério coletou amostras dos produtos, que estão sendo encaminhadas aos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária do Ministério para análise.

A decisão ocorreu após a polícia ter começado a investigar se os alimentos causaram a morte de ao menos nove cães em Minas Gerais e São Paulo. Um laudo da Polícia Civil, divulgado na sexta-feira, indicou a presença de monoetilenoglicol em um dos produtos.

continua após publicidade

A substância é um anticongelante tradicionalmente usado em algumas fábricas no processo de resfriamento. O produto é tóxico para a saúde e pode levar à morte. Ele é um dos dois elementos que também contaminaram cervejas da marca mineira Backer, em 2020, causando ao menos dez mortes.

Com informações: R7

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Fábrica de ração em SP é interditada após morte de cães intoxicados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!