Cotidiano

Exército russo se aproxima de Kiev, capital da Ucrânia

As tropas russas já controlam a Central Nuclear de Chernobyl, no Norte da Ucrânia, e mantêm os funcionários reféns

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Exército russo se aproxima de Kiev, capital da Ucrânia
fonte: Gabinete do Presidente da Ucrânia

O Exército russo está avançando sobre o território ucraniano e se aproxima da capital do país, Kiev. A informação é da agência portuguesa RTP. 

continua após publicidade

De acordo com a agência, existem forças de reconhecimento de Moscou que estão a cerca de 10 quilômetros da capital, mas não conseguiram os avanços imediatos que esperavam na área. 

Combatentes da Ucrânia conseguiram parar alguma força dos ataques aéreos russos. Porém, devido ao poder bélico da Rússia, as autoridades ucranianas acreditam que será muito difícil conter os ataques. 

continua após publicidade

Uma alternativa encontrada pelas autoridades ucranianas para que os russos não invadam Kiev, foi ensinar aos civis como fazer um coquetel molotov. As instruções de como produzir o objeto, que é um tipo de bomba caseira feita com combustível, estão sendo transmitidas pela TV. 

Por meio das redes sociais, o Ministério da Defesa disse que os moradores de Kiev devem “preparar coquetéis molotov” para deter os invasores.

Segundo o ministério, há russos no distrito de Obolon, em Kiev. Os moradores foram orientados a se proteger.

continua após publicidade

Chernobyl

As autoridades ucranianas informaram que tropas russas controlam a Central Nuclear de Chernobyl, no Norte da Ucrânia, e que mantêm os funcionários reféns. A Agência Nuclear do país revelou, por sua vez, que detecta níveis crescentes de radiação no local.

Nesta sexta-feira, Moscou anunciou que vai enviar paraquedistas para ajudar a proteger a antiga central nuclear e garantiu que os níveis de radiação “são normais”.

Com informações da RTP e G1.