MAIS LIDAS
VER TODOS

Estava foragido

Ex-Ceo da Americanas é preso pela Interpol em Madri

Ele é o principal investigado pela maior fraude contábil da história do Brasil

Da Redação

·
Ex-Ceo da Americanas é preso pela Interpol em Madri
Icone Camera Foto por Agência Brasil
Ex-Ceo da Americanas é preso pela Interpol em Madri
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.06.2024, 12:58:24 Editado em 28.06.2024, 12:58:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O principal investigado da Operação Disclosure deflagrada ontem (27), foi preso nesta manhã (28) em Madri, capital da Espanha. A informação foi confirmada pela Polícia Federal (PF).

continua após publicidade

📰 LEIA MAIS: Trabalhador cai em silo em Marilândia do Sul; aeromédico é acionado

A prisão do ex-CEO da empresa Americanas S.A., Miguel Gutierrez, que era alvo de mandado de prisão preventiva, foi efetuada pela Interpol e é resultado de cooperação internacional iniciada no Núcleo de Cooperação Internacional da PF no Rio de Janeiro (NCI/Interpol/RJ), após a inclusão de seu nome na lista de Difusão Vermelha (Red Notice). Ex-diretora que se encontra no exterior continua foragida.

continua após publicidade

Os ex-diretores são acusados de participação em fraudes contábeis que chegam a R$ 25,3 bilhões, segundo a PF. Além dos mandados de prisão preventiva, os agentes cumpriram nesta quinta-feira (27), 15 mandados de busca e apreensão e o sequestro de bens e valores autorizados pela Justiça, que somam mais de R$ 500 milhões.

As investigações, que contaram com a colaboração da atual diretoria do grupo Americanas, também tiveram a participação do Ministério Público Federal (MPF) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

De acordo com a PF, os alvos da operação praticaram fraudes contábeis relacionadas a operações de risco sacado, que consiste numa ação na qual a varejista consegue antecipar o pagamento a fornecedores por meio de empréstimo junto aos bancos.

continua após publicidade

“Também foram identificadas fraudes envolvendo contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), que consistem em incentivos comerciais que geralmente são utilizados no setor, mas no presente caso eram contabilizadas VPCs que nunca existiram”, informou a PF, por meio de nota.

Também por meio de nota, o grupo Americanas informou que reitera sua confiança nas autoridades que investigam o caso “e reforça que foi vítima de uma fraude de resultados pela sua antiga diretoria”. De acordo com a empresa os ex-diretores manipularam, de forma intencional, os controles internos existentes. “A Americanas acredita na Justiça e aguarda a conclusão das investigações para responsabilizar judicialmente todos os envolvidos.”

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-Ceo da Americanas é preso pela Interpol em Madri"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!