O céu noturno ganhará um brilho extra a partir desta quarta-feira (30). Isso será ocasionado por uma lua azul, nome dado para quando a lua cheia aparece duas vezes no mesmo mês. Nesta ocasião, no entanto, o evento terá um diferencial: serão duas superluas (quando a lua está na sua posição mais próxima da Terra em sua órbita), assim tornando-se uma superlua azul.
LEIA MAIS - Faustão segue na UTI após passar por transplante de coração
A última vez que uma superlua azul aconteceu foi há cerca de três anos, em outubro de 2020. Já a próxima vez que o evento ocorrerá será somente em maio de 2026.
Embora o evento receba o nome de ‘lua azul’, não quer dizer que o astro receberá tal coloração. De acordo com o Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (GEDAL), a expressão é apenas um sinônimo para ‘algo raro’. Uma prova disso é a expressão norte americana ‘once in a Blue Moon’, que é utilizada quando alguém quer dizer que muito raramente algo irá acontecer.
GEDAL promove observação em Londrina
Uma observação será promovida para acompanhar a superlua azul nesta quarta-feira em Londrina, pelo GEDAL. A observação ocorrerá na praça Nishinomiya (em frente ao Aeroporto de Londrina). O evento será gratuito e ocorrerá das 19:00 às 22:00. Vários telescópios estarão no local para a observação do público.
Deixe seu comentário sobre: "Evento raro: superlua azul poderá ser vista nesta quarta-feira"