Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

EUA apontam locais no Brasil onde turista deve ter 'mais cautela' devido à violência

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O governo dos Estados Unidos atualizou um alerta de viagem para cidadãos daquele país que visitam o Brasil. Em uma tabela de classificação com quatro níveis, sendo 1 o mais tranquilo e 4 o mais perigoso, o Brasil como um todo é classificado como de nível 2, mas três áreas têm nível 4, o máximo de periculosidade:

- cidades-satélite de Brasília à noite: Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá;

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- Conjuntos habitacionais informais: como favelas, vilas, comunidades ou conglomerados;

- qualquer lugar dentro de um raio de 160 km das fronteiras terrestres com: Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela, excluídos o Parque Nacional de Foz do Iguaçu e o Parque Nacional do Pantanal.

O texto foi atualizado nesta quinta-feira, 29, para adicionar risco de sequestro. Ao tratar do País em geral, o comunicado passou a alertar: "No Brasil, tenha cautela redobrada devido à criminalidade e aos sequestros . Algumas áreas apresentam risco aumentado".

publicidade

O alerta cita "crimes violentos, incluindo assassinatos, assaltos à mão armada e roubos de carros, podem ocorrer em áreas urbanas, dia e noite. Houve um sequestro com pedido de resgate de viajantes americanos. A atividade de gangues e o crime organizado são generalizados e frequentemente ligados ao tráfico de drogas recreativas".

A descrição dos riscos continua, com alerta especial para o Rio de Janeiro: "Agressões, incluindo com sedativos e drogas colocadas em bebidas, são comuns, especialmente no Rio de Janeiro. Criminosos atacam estrangeiros por meio de aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas."

De acordo com o comunicado, funcionários do governo dos EUA são aconselhados a não usar ônibus municipais no Brasil devido ao sério risco de roubo e agressão, especialmente à noite.

publicidade

O alerta incluiu orientações de segurança, caso o norte-americano decida vir para o Brasil: "Fique atento ao que acontece ao seu redor. Não resista fisicamente a nenhuma tentativa de roubo. Não aceite comida ou bebida de estranhos e sempre tome cuidado com suas bebidas. Tenha cuidado ao caminhar ou dirigir à noite. Evite ir sozinho a bares ou casas noturnas. Evite caminhar nas praias depois de escurecer. Não exiba sinais de riqueza, como relógios ou joias caras. Fique atento a golpes envolvendo drogas. Fique atento ao visitar bancos ou caixas eletrônicos. Tenha cuidado nos grandes centros de transporte ou no transporte público, especialmente à noite. Passageiros correm maior risco de roubo ou agressão ao usar ônibus públicos no Brasil. Tenha muito cuidado ao caminhar em áreas isoladas".

O turista norte-americano também é orientado a adotar um plano de comunicação com a família, o empregador ou a organização anfitriã da visita. "Recomendamos fortemente que você contrate um seguro antes de viajar. Consulte sua seguradora de viagem sobre assistência para evacuação, seguro médico e cobertura para cancelamento de viagem", segue o alerta do governo dos Estados Unidos.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline