MAIS LIDAS
VER TODOS

CULTURA BRASILEIRA

"Eu vou tomar um tacacá"; conheça o prato mais famoso de 2023

"Tacacá" foi a comida mais pesquisada no Google neste ano, logo após a música da cantora Joelma viralizar nas redes sociais

Da Redação

·
Ele é um prato de origem indígena
Icone Camera Foto por Reprodução
Ele é um prato de origem indígena
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.12.2023, 09:59:34 Editado em 13.12.2023, 10:01:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

"Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa"... A música da cantora Joelma "Voando pro Pará" viralizou nas redes sociais e tornou o prato "tacacá" a comida mais pesquisada no Google em 2023. Tudo começou quando o cantor Christian Chávez, da banda mexicana RBD, brincou com o trecho da canção durante um show realizado no Rio de Janeiro, no último dia 10 de novembro. A letra acabou cativando o público.

continua após publicidade

Apesar de ter se tornado até mesmo trend no TikTok e, por mais que seja um prato bastante conhecido no norte do país, nem todo brasileiro conhece a comida citada. O "tacacá" tem origem indígena e é um prato típico da região amazônica, mas principalmente no Pará. A comida também é muito apreciada nos estados vizinhos como Acre, Amazonas e Rondônia.

- LEIA MAIS: RBD homenageia Marília Mendonça durante último show no Brasil; veja

continua após publicidade

O "tacacá" é uma espécie de sopa feita de tucupi, um líquido extraído da mandioca, goma de tapioca, camarão seco e jambu, uma planta que dá um efeito de dormência na boca. Os temperos variam de acordo com o estado, mas o que não muda é o amor dos nortistas pelo prato. É servido bem quente em uma cuia e, ao pedir o seu, você pode ter suas preferências como "sem goma, por favor", "muito jambu", "menos caldo".

No Pará, há o costume de usar um palito de madeira para espetar o camarão e enrolar a folha. Para tomar o resto do caldo, o melhor é só beber diretamente da cuia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: ""Eu vou tomar um tacacá"; conheça o prato mais famoso de 2023"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!