MAIS LIDAS
VER TODOS

Tabagismo

Estudo: vacina da covid tem menor resposta imune em fumantes

Conforme o médico intensivista e cardiologista, André Gasparoto, o usuário de tabaco tem uma predisposição na falta da produção de anticorpos

Da Redação

·
Estudo: vacina da covid tem menor resposta imune em fumantes
Icone Camera Foto por Pixabay
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.08.2021, 12:10:50 Editado em 13.08.2021, 12:15:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Fumantes podem ter uma resposta imune da vacina da Covid-19, Pfizer, abaixo do esperado, segundo uma análise desenvolvida por cientistas do Hospital de Utsunomiya e da Jichi Medical University, no Japão. Os pesquisadores descobriram também que parar de fumar antes da vacinação pode influenciar em uma melhor eficácia do imunizante.

continua após publicidade

O ensaio foi feito com 378 profissionais de saúde, com idades entre 32 e 54 anos, três meses após tomarem a segunda dose do imunizante.

A análise ocorreu da seguinte forma: os cientistas dividiram os participantes em "sempre fumantes" e "nunca fumantes". De acordo com os resultados obtidos, os grupos, masculino e feminino, os títulos medianos de anticorpos ajustados por idade foram significativamente mais baixos nos participantes fumantes do que em quem nunca fumou.

continua após publicidade

Dado que as taxas de tabagismo nos grupos masculino e feminino foram de 61,0% e 31,0%, respectivamente, esses resultados sugerem que a diferença sexual nos títulos de anticorpos reflete fortemente nas diferenças sexuais no tabagismo, ao invés das diferenças biológicas de sexo.

Além disso, os títulos de anticorpos foram significativamente mais baixos nos fumantes atuais do que nos ex-fumantes. Esses resultados sugerem que a cessação do tabagismo reduzirá o risco de um título mais baixo de anticorpos.

Segundo o médico intensivista e cardiologista, André Gasparoto, que coordenada a equipe médica das UTI’s da Beneficiência Portuguesa em São Paulo, os resultados observados na pesquisa acontecem pois o paciente usuário do tabaco já possui uma predisposição na falta da produção de anticorpos.

continua após publicidade

“O nosso organismo possui receptores para nicotina em todo o corpo, e um dos órgãos que possuem receptores para nicotina é o baço. E o baço é fundamental após a imunização para a produção de linfócitos, que vão gerar nossos anticorpos. Então, no paciente tabagista, muitos desses receptores que deveriam estar atuando na produção de anticorpos podem ter sua ação prejudicada por estarem recebendo nicotina ao invés do imunizante e com isso diminui a resposta imunológica”.

Fonte: CNN.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Estudo: vacina da covid tem menor resposta imune em fumantes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!