Cotidiano

Estudo: beber uma cerveja por dia pode fazer bem para o intestino

O consumo de uma cerveja por dia pode dar uma saúde melhor ao intestino, segundo a pesquisa

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
A pesquisa sobre o consumo de cerveja foi divulgada na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry
fonte: Getty Images
A pesquisa sobre o consumo de cerveja foi divulgada na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry

Um estudo publicado na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry indica que ingerir cerveja diariamente pode fazer bem à saúde do intestino. A pesquisa chegou a essa conclusão após analisar 19 homens entre 23 e 58 anos que tomaram uma long neck todos os dias durante o jantar por um mês. 

continua após publicidade

Metade dos participantes ingeriram cerveja normal, e os outros, a versão sem álcool. O levantamento não alterou a rotina deles: eles mantiveram o mesmo tipo de refeição e praticaram a mesma quantidade de exercício. 

No final do levantamento, não houve diferença no peso, colesterol ou percentual de gordura dos voluntários. Foi feita uma análise de amostras fecais antes e depois do estudo para verificar as bactérias presentes no intestino.

continua após publicidade

Todos os participantes tiveram um aumento de 7% na variedade de bactérias, o que está relacionado a melhor saúde do intestino e do corpo — estudos recentes mostram relação entre a microbiota intestinal e a depressão, obesidade e outras doenças. Segundo os pesquisadores, foi testado o efeito de cervejas lager, mas opções mais fermentadas devem ter um resultado ainda melhor.

A explicação para a melhora do microbiota intestinal é a presença de polifenóis na cerveja — a substância é conhecida por controlar o desenvolvimento de bactérias e está relacionada ao processo de fermentação da bebida.

Como os resultados foram semelhantes nos grupos que consumiram as versões com e sem álcool, os pesquisadores recomendam que seja consumida apenas a versão 0%. O abuso de álcool está relacionado ao desenvolvimento de uma série de doenças, incluindo câncer, pancreatite, problemas cardíacos e no fígado.

Com informações do Metrópoles. 

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News