MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Estudo aponta que soneca durante o dia retarda envelhecimento

Pesquisa mostra que a prática de cochilos regulares é benéfica à saúde

Da Redação

·
Pesquisadores descobriram que as pessoas com maior predisposição para tirar cochilos apresentavam um volume cerebral total maior
Icone Camera Foto por Pixabay/Imagem Ilustrativa
Pesquisadores descobriram que as pessoas com maior predisposição para tirar cochilos apresentavam um volume cerebral total maior
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.06.2023, 14:34:33 Editado em 20.06.2023, 14:34:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma pesquisa realizada pela University College London (UCL), no Reino Unido, e pela Universidade da República, no Uruguai, sugere que tirar uma soneca durante o dia pode beneficiar a saúde cognitiva, retardando o envelhecimento cerebral em até sete anos.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Inverno começa nesta terça e terá menos chuva em grande parte do país

Durante o processo de envelhecimento, segundo os pesquisadores, é comum ocorrer uma redução do volume cerebral, estimada em cerca de 0,2% a 0,5% ao ano a partir dos 35 anos de idade. Esse declínio é resultado da diminuição do número de neurônios e das conexões entre eles.

continua após publicidade

A diminuição do volume cerebral já foi associada à recorrência de lapsos de memória, comprometimento cognitivo e demência. No entanto, o estudo publicado na revista Sleep Health, no último dia 19 de junho, sugere que cochilos podem retardar esses efeitos negativos. Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram amostras de DNA de 378.932 pessoas entre 40 e 69 anos, registradas no banco de dados UK Biobank. O objetivo era encontrar evidências que demonstrassem uma predisposição genética para tirar cochilos regulares ao longo da vida e entender se havia uma relação causal entre a soneca e a saúde do cérebro.

Simplesmente perguntar aos participantes se eles tinham o hábito de tirar cochilos não seria suficiente para a análise, uma vez que o sono pode ser induzido por medicamentos utilizados para tratar outras condições, como pressão alta ou doenças cardiovasculares. Os pesquisadores descobriram que as pessoas com maior predisposição para tirar cochilos apresentavam um volume cerebral total maior, equivalente a estar entre 2,6 e 6,5 anos mais jovem em comparação aos demais indivíduos.

"A partir de nossas descobertas, é possível sugerir que cochilos curtos durante o dia podem ser uma peça importante do quebra-cabeça para preservar a saúde do cérebro à medida que envelhecemos", afirmou Victoria Garfield, principal autora da pesquisa e integrante da Unidade MRC para Saúde e Envelhecimento ao Longo da Vida na UCL, em um comunicado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Estudo aponta que soneca durante o dia retarda envelhecimento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!